Jornal dia
Seu jornal de notícias

Descubra quem tem direito e como receber o Auxílio-gás em 2024!

0

Lançado pelo Governo Federal, o Auxílio-gás chega como uma importante medida de alívio para famílias de baixa renda em todo o Brasil.

A concessão do benefício se dá a cada dois meses, através das contas do Caixa Tem – canal habitualmente utilizado para o repasse de benefícios sociais patrocinados pelo governo.

A seguir, você confere as principais informações sobre quem tem direito a receber o Auxílio-gás e quais são os próximos passos para receber o benefício.

Como funciona o pagamento e valor do Auxílio-gás?

Descubra quem tem direito e como receber o Auxílio-gás em 2024!
Descubra quem tem direito e como receber o Auxílio-gás em 2024!

O valor do Auxílio-gás é variável e se baseia no preço médio do botijão de gás de cozinha na data de seu pagamento. Para determinar o valor a ser pago, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) realiza um levantamento com a média de preços dos seis meses anteriores ao pagamento.

No ano de 2024, o primeiro pagamento do Auxílio-gás pelo governo foi realizado no mês de fevereiro. Em março, não haverá o repasse do benefício. A próxima remessa do Auxílio-gás está programada para o mês de abril.

Leia mais: FGTS Digital promete Mais Eficiência e Transparência! CONFIRA AGORA!

Quem tem direito ao Auxílio-gás?

Para ser elegível ao Auxílio-gás, o beneficiário deve cumplir os seguintes critérios:

  • Estar registrado no Cadastro Único (CadÚnico).
  • Possuir uma renda familiar que não ultrapasse meio salário mínimo (R$ 606) ou uma renda familiar total que seja igual ou inferior a três salários mínimos.
  • Ter pelo menos um membro da família recebendo o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
  • Para além, o programa dá prioridade a determinados públicos com base em critérios como atualização no CadÚnico nos últimos dois anos, menor renda, maior quantidade de integrantes na família e participação no Auxílio Brasil.

Como é feito o pagamento do Auxílio-gás?

O pagamento do Auxílio-gás segue o mesmo calendário do Programa Bolsa Família. A ordem dos pagamentos é determinada pelo último dígito do NIS (Número de Identificação Social) de cada beneficiário. Essa distribuição é realizada em dias úteis, de segunda a sexta-feira, mediante o aplicativo Caixa Tem.

O Auxílio-gás representa mais um esforço do governo para combater a vulnerabilidade social e econômica de parte significativa da população. A iniciativa chega com o compromisso de auxiliar as famílias que mais necessitam, em um momento de instabilidade econômica que atinge a todos no país.

Leia mais: Calendário de Pagamentos de Benefícios do INSS em Março! Confira Já!