Descubra tudo sobre a Carteira do Idoso: garanta benefícios cruciais para sua vida!
Apesar de ser um direito garantido há anos, muito da população brasileira desconhece a existência da Carteira do Idoso. Trata-se de um documento fundamental, emitido pelo Governo, que assegura uma série de benefícios para a população idosa com idade igual ou acima de 60 anos e renda igual ou inferior a dois salários-mínimos.
A Carteira do Idoso é garantida por lei, através do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741). O documento é amplamente utilizado entre aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), proporcionando acesso a passagens interestaduais gratuitas ou com desconto. A carteira é válida em todo o território nacional e precisa ser aceita por todas as empresas de transporte.
Quais são os benefícios garantidos pela Carteira do Idoso?

Os idosos portadores da Carteira do Idoso têm garantidos uma série de benefícios. Tais benefícios são relevantes e facilitam o dia a dia desta parte da população. Destacam-se entre eles:
- Gratuidade ou desconto em passagens interestaduais de ônibus, trens e barcos
- Comprovação de idade para acesso a programas sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio financeiro para idosos em situação de vulnerabilidade
- Direito a atendimento prioritário em repartições públicas, estabelecimentos comerciais e filas
Leia Mais: Abono salarial PIS! Saiba quem tem direito do benefício!
Como obter a Carteira do idoso?
A Carteira do Idoso pode ser solicitada de forma simples e descomplicada. Para isso, o idoso deve acessar o site da Carteira do Idoso, clicar no botão ‘Emitir Carteira’ e realizar o login através da conta gov.br. Caso ainda não possua uma conta no portal, será necessário criá-la. Após acesso ao sistema, basta solicitá-la e, após a emissão, salvá-la ou imprimi-la.
Essas são apenas algumas informações sobre a Carteira do Idoso, um benefício fundamental para garantir direitos e facilitar a vida da população idosa no Brasil. Fique atento e divulgue para que mais pessoas possam usufruir desse direito.
Leia Mais: Governo faz convocação IMEDIATA de 1.800 candidatos do concurso INSS! Confira