Jornal dia
Seu jornal de notícias

Destino de R$535,8 milhões do PIS: Descubra Agora se Você Tem Direito e Como Resgatar!

0

Este ano, um montante impressionante de R$ 535,8 milhões em PIS/PASEP aguarda saques. Anunciado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), esse valor ainda não foi retirado por todos os trabalhadores que têm direito ao benefício. Conforme as regras do MTE, mesmo após o término do calendário de saques em julho, quem ainda não retirou pode fazê-lo.

O PIS/PASEP é pago com base em orientações do Ministério do Trabalho. Os recursos para essa remuneração provêm do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), custeado pelas contribuições mensais dos empregadores.

Quem pode receber o PIS?

Neste ano de 2023, o benefício foi direcionado aos trabalhadores com registro em carteira durante o ano de 2021. Os elegíveis são aqueles que atendem a certos critérios, como:

  • Ter trabalhado de carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2021;
  • Não ter recebido mais de dois salários mínimos por mês;
  • Ter um número PIS ou PASEP emitido há no mínimo cinco anos;
  • Ter seus dados corretamente informados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), enviada pelo empregador.

Leia Mais: Terá 13º do Bolsa Família em 2023? Veja Resposta e o Porquê dela!

Como posso verificar se tenho direito ao PIS/PASEP?

A consulta a esse benefício é bastante simples e pode ser realizada pelo aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”. É só selecionar a opção “Benefícios” e, depois, “Abono salarial”. Então, filtre a busca pelo ano-base “2021”.

Leia Mais: Veja NOVA Estratégia do Banco do Brasil visando MAIS lucratividade!

Posso sacar após o prazo?

Os trabalhadores que ainda não sacaram seu PIS/PASEP – cerca de 540 mil pessoas – têm até 28 de dezembro deste ano para fazê-lo. Caso ultrapassem essa data, precisarão aguardar o início de um novo calendário, previsto para fevereiro de 2024. O prazo máximo de recebimento é de cinco anos após a data de concessão.

Os funcionários com direito ao PIS devem procurar uma agência da Caixa Econômica Federal ou casa lotérica. A opção pelo depósito no aplicativo Caixa Tem ou na conta corrente também está disponível para quem é cliente do banco. Os que devem receber o PASEP devem ir até uma agência do Banco do Brasil, aos Correios ou optar pela transferência a uma conta corrente, caso sejam clientes do banco.