Dia 28 de dezembro é o último dia para sacar o PIS/PASEP! NÃO perca seu benefício
Quase R$ 535,8 milhões aguardam para serem sacados por trabalhadores e servidores públicos até o final deste ano.
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, estes profissionais têm até o dia 28 de dezembro para realizar o saque referente ao abono salarial do PIS/PASEP.
O valor disponível é destinado para cerca de 540 mil trabalhadores, sendo que 153,6 mil e 387,3 mil referentes são do PIS e PASEP, respectivamente, que ainda não realizaram o saque.
Como funciona para sacar o PIS/PASEP referente ao ano base 2021?

Para os trabalhadores que possuem carteira assinada ou para quem foi servidor público e recebia até dois salários mínimos durante o ano-base de 2021, o valor do benefício é direito garantido pelo governo federal. Porém, é necessário que estejam inscritos no programa por pelo menos 5 anos.
Além disso, os dados do trabalhador devem estar corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Leia mais: Como o MEI pode Planejar a Aposentadoria: Conheça seus Direitos e Benefícios!
Como saber se tenho direito ao PIS/Pasep?
O trabalhador, que atua pelo setor privado, possui algumas formas de consultar se possui direito ao PIS. Para isso, ele pode acessar o site da CEF, na opção “consultar pagamento”.
Outra forma é pelo aplicativo Caixa Trabalhador, ou também nos postos da Superintendência Regional do Trabalho. As centrais de atendimento da CEF e do Ministério do Trabalho também oferecem esse serviço, por meio dos telefones 0800 726 0207 e 158, respectivamente.
Já para o servidor público, a consulta sobre o direito ao PASEP pode ser feita nos postos da Superintendência Regional do Trabalho, pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil das capitais e regiões metropolitanas (4004-0011), demais cidades (0800 729 0001) e deficientes auditivos (0800 729 0088), além da própria Superintendência Regional do Trabalho, pelo telefone 158.
Leia mais: INSS vai adiantar o BPC de R$1.320 para estas Pessoas: Não perca!
Qual a importância do abono salarial PIS/Pasep?
A existência deste benefício é de grande relevância para a economia e auxilia diretamente inúmeros trabalhadores, sendo um importante complemento ao salário anual.
Por isso, é essencial que todos os trabalhadores verifiquem a sua disponibilidade e realizem o saque dentro dos prazos estabelecidos, contribuindo para a sua segurança financeira e a movimentação da economia local.