DÓLAR NÃO Para de Cair e Reduz o Mercado Financeiro!
Segundo relatos do mercado financeiro nesta quinta-feira (1º), houve uma significativa movimentação após a divulgação dos dados de inflação do Brasil e dos Estados Unidos. O impacto dessas informações é perceptível na cotação do dólar, que registra uma queda de 0,37%, e do Ibovespa, principal índice da bolsa de valores, que apresenta uma redução de 0,28%.
Quais são as expectativas do dólar?
Os números inflacionários eram muito esperados pelos participantes do mercado para poderem ajustar suas posições e previsões em relação às trajetórias de juros tanto internos como externos. Notadamente, o índice de preços ao consumidor (CPI) dos EUA encerrou dezembro com um acréscimo ligeiramente acima das expectativas, elevando-se em 0,3% no mês.
No Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) surpreendeu ao registrar um aumento de 0,56% em dezembro. Este resultado contribuiu para encerrar o ano dentro da faixa da meta de inflação. Tal perspectiva reforça a esperança de que será possível manter o ritmo de redução da taxa de juros pelo Banco Central.
Leia mais: Feirão serasa limpa nome! Saiba como quitar dívidas com até 90% de desconto!
Quais as consequências desses dados para a economia?
Os principais impactos desses novos dados no mercado financeiro são refletidos na cotação do dólar e do Ibovespa. Às 12h45, o dólar operava em queda de 0,37%, cotado a R$ 4,8727. No dia anterior, a moeda norte-americana fechou com queda de 0,27%, cotada a R$ 4,8910, acumulando altas de 0,39% na semana, 0,79% no mês e no ano.
Já o Ibovespa, no mesmo horário, registrava uma queda de 0,28%, alcançando 130.478 pontos. Na última sessão, o índice teve uma baixa de 0,46%, atingindo 130.841 pontos, com perdas de 0,90% na semana, 2,49% no mês e no ano.
Quais os benefícios para o Real e a Bolsa?
Juros mais baixos nos EUA costumam beneficiar o real e a Bolsa brasileira. Quando os juros estão altos, os investidores tendem a redirecionar recursos ao mercado de renda fixa americano, considerado mais seguro. Contudo, a expectativa de uma redução em breve da taxa de juros do Fed tende a impulsionar moedas mais rentáveis e mais arriscadas, como o real brasileiro.
- Juros mais baixos nos EUA atraem investidores
- Moedas mais rentáveis e mais arriscadas, como o real brasileiro, são impulsionadas
Qual a importância dos dados de inflação para a economia?
A divulgação dos dados de inflação é de grande importância para a economia. Eles permitem compreender os próximos movimentos do Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA. No caso brasileiro, o IPCA surpreendeu positivamente, contribuindo para uma perspectiva otimista em relação às possíveis continuidades dos cortes de juros pelo Banco Central.
Os investidores permanecem alertas aos desenvolvimentos e riscos, uma vez que a inflação é analisada em uma perspectiva mais ampla e interferências podem ser necessárias para manter a estabilidade econômica dos países.
Leia mais: Concurso Nacional Unificiado2024! Mais de 6.600 vagas! Confira
Projeções Futuras
No mês de dezembro, a pressão inflacionária foi sentida nas altas de preço dos alimentos e das passagens aéreas. Porém, para o analista da StoneX, Leonel Mattos, a moderação inflacionária do Brasil deve se manter a partir de janeiro de 2024. “Nós imaginamos que ela não irá interferir na estratégia do Banco Central de continuar os cortes da taxa Selic“, disse Mattos à Reuters.
- Pressão inflacionária sentida em dezembro
- Moderação inflacionária deve se manter a partir de janeiro de 2024
- Controle inflacionário deve permitir continuação dos cortes na taxa Selic
As projeções, portanto, seguem otimistas em relação ao cenário econômico no Brasil, na expectativa de que o controle inflacionário continue ocorrendo. Isso poderá permitir a continuação dos cortes na taxa básica de juros, beneficiando as operações no mercado financeiro brasileiro.