E como irá ficar o IPVA e IPTU em 2024? Teremos novidades? Confira
Em uma sessão realizada recentemente na Câmara Legislativa de Brasília, foram aprovados os valores base para o cálculo dos impostos IPVA e IPTU para o próximo ano. O GDF (Governo do Distrito Federal) estima que a arrecadação através destes impostos em 2024 alcance aproximadamente R$ 3,2 bilhões.
Qual papel do IPVA e IPTU dentro da sociedade?

Os impostos municipais, como IPVA e IPTU, têm papel fundamental para a cidade. O dinheiro arrecadado através desses impostos é o que mantém em funcionamento boa parte dos serviços públicos: é com ele que são pagos os salários dos servidores públicos, além de financiar diversos projetos e obras necessários para o bem-estar da população.
Leia mais: Até R$ 3 mil na SUA conta! Caixa libera empréstimo! Confira se você tem direito!
Onde será investido o dinheiro arrecadado?
A pergunta sobre para onde vai o dinheiro dos impostos é uma constante entre os cidadãos. Conforme o GDF, boa parte do valor arrecadado será destinado à construção de creches, unidades básicas de saúde e viadutos. Essas iniciativas visam proporcionar uma melhoria na qualidade de vida da população do Distrito Federal, oferecendo serviços de saúde de qualidade, educação para os pequenos e melhorias na infraestrutura da cidade.
Leia mais: Governo ANUNCIA novas regras para o SAQUE ANIVERSÁRIO DO FGTS!
E como fica o calendário de pagamento dos impostos?
O pagamento do IPVA e do IPTU é feito anualmente, e o governo já divulgou o calendário de pagamento para o próximo ano, de 2024. Cada tipo de veículo e cada bairro tem uma data específica para o pagamento, sendo importante que o cidadão fique atento para não perder o prazo e acabar tendo que arcar com multas e juros.
Essa arrecadação é de suma importância para o bom funcionamento da cidade. É a partir dela que o governo consegue investir em variadas áreas e setores. Ao pagar os impostos em dia, os cidadãos estão contribuindo diretamente para o crescimento e desenvolvimento do Distrito Federal.