Jornal dia
Seu jornal de notícias

É possível ANTECIPAR o saque-aniversário do FGTS? Saiba AGORA mesmo

0

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, mais conhecido como FGTS, foi criado com o intuito de proteger o trabalhador brasileiro. Esta ação criou uma reserva financeira que pode ser acessada em circunstâncias específicas, como demissão sem justa causa, doenças graves, aposentadoria e outras situações.

O FGTS passou a ter ainda mais visibilidade com a criação do Saque-Aniversário, uma modalidade que possibilita o saque anual, no mês de aniversário do trabalhador. Isso se tornou uma alternativa de grande interesse para os cidadãos, resultado em uma movimentação de R$ 12,7 bilhões no último ano, segundo a Caixa Econômica Federal.

Antecipação do Saque-Aniversário do FGTS: Vale a Pena?

Novidades do FGTS em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do FGTS em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

A antecipação do Saque-Aniversário do FGTS tem chamado atenção pela possibilidade de sacar com antecedência os valores correspondentes aos anos futuros. Embora pareça tentador, é importante considerar alguns detalhes antes de aderir a essa opção.

Primeiramente, é necessário entender o funcionamento deste processo: ele funciona como uma espécie de empréstimo, oferecido por instituições financeiras aos seus clientes. Isto se dá, pois o saldo disponível do FGTS é utilizado como garantia de pagamento. Isso significa que, ao realizar a antecipação, o trabalhador recebe em conta os futuros saques da modalidade, sem a necessidade de aguardar os anos para sacar os valores.

O Que É o Saque-Aniversário do FGTS?

Criado durante a pandemia do COVID-19, o Saque-Aniversário constitui-se como uma alternativa para ajudar os trabalhadores em um período de grande instabilidade econômica. Nesta modalidade, o trabalhador tem a possibilidade de retirar uma parte do dinheiro acumulado no fundo, uma vez por ano, justamente no mês do seu aniversário.

É importante ressaltar que esta opção não é obrigatória, ou seja, o trabalhador que não aderir ao Saque-Aniversário permanecerá na modalidade padrão, conhecida como Saque-Rescisão. De acordo com as informações divulgadas pela Caixa Econômica Federal, o trabalhador que tiver interesse em mudar de modalidade deve conhecer bem as características de cada uma delas antes de tomar a decisão.

Leia Em Seguida: Quando o novo salário mínimo vai começar a ser pago?

Quais as Diferenças entre as Modalidades de Saque?

O Saque-Rescisão é a opção padrão do FGTS. Nesta modalidade, o trabalhador que for demitido sem justa causa poderá ter acesso ao valor integral que se encontra em sua conta do FGTS, além da multa rescisória.

Por outro lado, o Saque-Aniversário, uma opção que necessita ser selecionada pelo participante, permite a retirada de uma parte do saldo do FGTS no mês do aniversário do trabalhador. No entanto, esta opção implica em uma restrição: em casos de demissão sem justa causa, o trabalhador não terá direito de sacar a totalidade do valor disponível em sua conta do FGTS, limitando-se ao recebimento da multa rescisória.

Além dessas modalidades, o FGTS prevê o Saque-Calamidade para casos onde as pessoas são afetadas por desastres naturais. Sendo assim, é sempre importante se informar adequadamente sobre todas as opções disponíveis para tomar a melhor decisão.