É possível efetuar o pagamento do IPTU via PIX? Confira as novidades!
A partir de dezembro de 2023, os paulistanos têm uma nova opção para quitar o IPTU 2024: o PIX. A notícia relevante para os contribuintes da cidade de São Paulo é que, agora, mesmo os que possuem pendências referentes aos impostos de 2023 ou de anos anteriores, podem optar por essa modalidade de pagamento, como informa o Expresso.
Como funciona o novo pagamento do IPTU por meio do PIX?

Para facilitar a vida do contribuinte, pagar o IPTU via PIX é um procedimento simples e rápido. Basicamente, é preciso acessar o site oficial da prefeitura e inserir algumas informações básicas. Entre elas, o número de contribuinte, a parcela que se deseja regularizar e o ano de exercício. E o mais importante, realizar o processo com atenção para evitar problemas futuros.
Leia mais: Quer um empréstimo? Banco do Brasil LIBERA Créditos que podem te ajudar!
Como fazer o pagamento do IPTU via PIX?
A plataforma da prefeitura, além de amigável, foi projetada para garantir uma transação segura ao contribuinte. Após preencher os dados solicitados, é necessário clicar em “Gerar 2ª Via” e, assim, um QR-Code será gerado na tela. Para efetuar a leitura, basta abrir a câmera do smartphone e apontar para o código. O próximo passo é realizar o pagamento por meio da internet banking ou do aplicativo do banco de escolha, lembrando que é imprescindível ter saldo disponível na conta.
Leia mais: Auxílio Gás com VALOR de R$ 104, Descubra QUEM Recebe!
O que devo me preocupar ao pagar o IPTU por PIX?
Em se tratando de transações digitais, alguns cuidados são fundamentais. A Secretaria da Fazenda faz questão de alertar sobre a importância de estar atento a algumas informações ao efetuar o pagamento do IPTU via PIX. Ao emitir a 2ª via do boleto e realizar a transação, alguns passos garantem uma transação segura e evitam tornar-se vítima de golpes.