Economia é Garantida em 2023! Bandeira Verde na conta de luz é Mantida! Confira
Dezembro chegou com uma ótima notícia para a população brasileira: sem cobranças extras nas contas de energia elétrica! Esse alívio financeiro vem da decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que manteve a bandeira tarifária verde. Uma informação valiosa para quem busca economia nesses tempos.
Por que a conta de luz continuará com a bandeira verde?

Publicada no dia 24 de novembro de 2023, essa determinação é o reflexo de uma previsão feita no início do ano e também atesta a agradável situação da geração de energia no Brasil. Com os reservatórios das usinas hidrelétricas em ótimas condições, não foi preciso ativar fontes energéticas de maior custo, como as termelétricas, mantendo assim o nível da bandeira verde.
Leia mais: Confira os detalhes desta bolada em dinheiro do PASEP para quem trabalhou antes de 1988!
O que significa a conta de luz com a bandeira verde?
A bandeira verde em uso desde abril de 2022 colabora para o equilíbrio financeiro de todos que estão inclusos no Sistema Interligado Nacional (SIN). Com a prorrogação desse sistema, 2023 marca então 20 meses consecutivos sem a incidência de preços adicionais nas contas de luz do país. O que é um grande benefício para o bolso dos brasileiros.
Para quem não se recorda, o sistema de bandeiras tarifárias foi estabelecido no ano de 2015 com o objetivo de elucidar aos consumidores os custos realísticos da geração energética do Brasil. Ao mesmo tempo em que busca mitigar impactos financeiros sobre as companhias distribuidoras de energia.
Leia mais: Bolsa Família: Conheça todas as informações sobre os pagamentos de Dezembro!
Entendendo melhor o sistema de bandeiras tarifárias
Nos tempos antigos, o custo da energia em tempos de escassez de geração era transferido para as tarifas anualmente através do cálculo de cada empresa, incidindo juros. Na era atual, as distribuidoras embolsam e repassam os recursos de maneira mensal por meio da ‘conta Bandeiras’.
Ao falar mais especificamente sobre o funcionamento das bandeiras, a cor verde indica que o custo para a produção de energia está baixo, e por isso, não há necessidade de cobrança adicional. As bandeiras amarela e vermelha (divididas em níveis 1 e 2), por outro lado, sinalizam um aumento no custo da geração energética, geralmente relacionado ao nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Essas condições geram a necessidade do acionamento das usinas termelétricas, conhecidas pelo seu elevado custo.
Portanto, esta é uma boa notícia para a população brasileira, um alívio financeiro importante em um período do ano tipicamente associado a maior consumo de energia. A manutenção da bandeira verde representa uma economia significativa para os lares brasileiros.