Empréstimo Consignado para Beneficiários do BPC! Saiba Como
Está em discussão no Brasil a viabilidade de uma renda extra para os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada). De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o veredito final será dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A possibilidade de empréstimo consignado para aqueles que recebem o BPC foi apresentada em 2022, mas a liberação depende do encerramento do julgamento no STF.
O empréstimo consignado é um recurso financeiro onde o pagamento das parcelas é feito diretamente do benefício. Isso significa que as taxas de juros são mais baixas, um ponto positivo para aqueles que desejam solicitar. A taxa de juros, regida pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) é de 1,91%. Além disso, os beneficiários da BPC poderão comprometer até 35% do benefício com o empréstimo consignado.
Entenda o Benefício de Prestação Continuada

O Benefício de Prestação Continuada é destinado a cidadãos com baixa renda que tenham 65 anos ou mais, bem como para pessoas com deficiência. O requisito para recebê-lo é que a renda mensal familiar seja igual ou inferior a um quarto do salário mínimo. Para solicitar o BPC, é preciso passar por uma avaliação médica no INSS e estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico).
Leia Mais: Como Entrar No Programa Minha Casa, Minha Vida?
Como solicitar o BPC?
Para solicitar o benefício, é necessário acessar o site ou o aplicativo Meu INSS, selecionar a opção “Agendamentos/Solicitações” e, em seguida, clicar em “Novo Requerimento”. Nesse espaço, busque pelo serviço desejado, no caso, o BPC. Preencha os dados necessários e envie os documentos solicitados. As pessoas com deficiência também precisarão enviar documentos adicionais que comprovem sua condição desfavorável, como laudos, receitas e relatórios de consultas. O processo pode também ser realizado através da central de atendimento, pelo número 135.
Leia Mais: Bolsa Família PAGA mais de R$1.300! Saiba Como
Em que pé está a liberação do empréstimo consignado para beneficiários do BPC?
Ainda não há uma data estipulada para o fim do julgamento do tema pelo STF. O processo foi interrompido por um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes. Enquanto isso, o INSS suspendeu a linha de crédito para beneficiários do BPC até que a decisão final seja tomada. É crucial para a comunidade de beneficiários que essa decisão venha o mais rápido possível, tendo em vista que o dinheiro extra pode ajudar muitas famílias a equilibrarem suas finanças e viverem com dignidade.