Empréstimo FGTS LIBERADO: Veja como antecipar o saque aniversário no Banco Pan, Safra ou Caixa
O Empréstimo FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, é uma opção de crédito que existe desde 2020. Essa opção permite que quem escolheu o saque-aniversário possa antecipar parcelas com um desconto diretamente de sua conta FGTS anualmente.
Para usufruir do saque-aniversário e do Empréstimo FGTS, é importante aderir à opção com antecedência. A desvantagem nesse processo é que, ao optar por essa modalidade, o empregado perde direito de retirar o saldo total de suas contas do fundo de garantia em caso de demissão. A única quantia a ser recebida será a multa rescisória de 40%.
O que são as vantagens do Empréstimo FGTS?

Devido à garantia do banco de receber o pagamento no prazo, o empréstimo é oferecido com taxas de juros mais baixas e com maior facilidade de aprovação. É uma opção também para os “negativados” – pessoas com problemas de crédito. Até 1º de setembro de 2023, cerca de 17 milhões de trabalhadores brasileiros contrataram empréstimo totalizando aproximadamente R$ 112,3 bilhões com antecipação do saque-aniversário do FGTS.
Leia Mais: Governo anuncia mudança no salário mínimo – Veja o NOVO VALOR!
E quais são as desvantagens desse tipo de empréstimo?
Mas como qualquer modalidade de crédito, o Empréstimo FGTS não está livre de desvantagens. Ao optar por antecipar o saque-aniversário, o trabalhador perde o direito a retirar todo saldo do fundo de garantia em caso de demissão. Além disso, o saldo do FGTS é comprometido, reduzindo os recursos destinados a momentos de necessidade, como demissão, doença ou aposentadoria.
Leia Mais: Anuncio do Governo Lula Surpreende a todos que buscam a casa PRÓPRIA!
Como e onde solicitar o Empréstimo FGTS?
As taxas de juros e o número de parcelas do saque-aniversário possíveis para antecipação podem variar de uma instituição financeira para outra. As mais buscadas para realização do Empréstimo FGTS são o Banco Pan, Banco Safra e Caixa Econômica Federal.
Para solicitar o empréstimo, é necessário autorizar o banco a verificar seu saldo do FGTS, ação que pode ser realizada através do aplicativo FGTS.