Enem dos Concursos atrai quase 10 mil candidatos indígenas através de inscrições pelo FUNAI. Confira tudo!
Quase 10 mil candidatos indígenas se inscreveram para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), com as provas marcadas para o dia 5 de Maio. No total, foram 9.339 inscritos, buscando vaga na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Desses, a maior parte pertence a candidatos de nível médio (6.641), enquanto 2.698 buscam ocupar cargos de nível superior.
Leia mais: Calendário do INSS 2024: saiba datas de pagamento!
Como é a divisão de vagas do concurso pela FUNAI?

Dentre as 502 vagas oferecidas pela Funai no CPNU, 30% estão reservadas para candidatos indígenas. Esta é a primeira vez em que um concurso público abre espaço para essa reserva de vagas para candidatos que se identificam como indígenas.
Segundo o secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, José Celso Cardoso, o movimento garante a participação ativa dos povos originários na construção e implementação das políticas voltadas para suas comunidades.
Como será o Processo de seleção e diferenciais do Concurso Unificado?
O Concurso Unificado, também conhecido como o “Enem dos concursos”, selecionará de uma só vez 6.640 servidores para 21 órgãos e entidades do governo. Este formato permite que o candidato concorra a mais de uma vaga com apenas uma inscrição.
Para tanto, é necessário que as vagas estejam dentro do mesmo bloco temático e o candidato precise classificar as vagas por ordem de preferência. A prova será aplicada em 220 cidades do Brasil, com questões objetivas específicas e dissertativas por área de atuação.
Leia mais: Nubank libera novo empréstimo pelo aplicativo! Confira
Quando vai ser o concurso nacional unificado?
A prova do CPNU ocorrerá em uma única data, 5 de maio, e terá tanto questões Objetivas quanto questões Dissertativas específicas para cada área de atuação. Os candidatos poderão conferir os editais de 1 a 8 no Diário Oficial da União (DOU) e acompanhar o cronograma do CPNU. A organização do certame é de responsabilidade da Fundação Cesgranrio.