Jornal dia
Seu jornal de notícias

Entenda a renegociação e pagamento do IPTU! Confira

0

Campinas, uma das maiores cidades do interior paulista, tem posto esforços notáveis na coleta do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Esse imposto, fonte significativa de receita para a municipalidade, tem sido fundamental para a realização de grandes obras de infraestrutura e avanços na qualidade de vida dos campineiros.

Atualmente, a cidade deseja concretizar 81 projetos, totalizando um orçamento de aproximadamente R$ 834 milhões. Isso envolve desde o asfaltamento em diversos bairros até a construção de novas creches. E é exatamente com o dinheiro arrecadado do IPTU que essa transformação urbana se torna possível.

Crescimento da Inadimplência do IPTU

Entenda a renegociação e pagamento do IPTU! Confira
Entenda a renegociação e pagamento do IPTU! Confira

Porém, em contraponto à relevância do IPTU para os investimentos na cidade, percebe-se um crescimento no índice de inadimplência do imposto.

AnoTaxa de inadimplência
202020,00%
202118,00%
202216,00%
202316,59%

drive_spreadsheetExportar para as Planilhas

Leia mais: Mutirões para Concessão de BPC com 670 Vagas Disponíveis! VEJA Detalhes!

Renegociação das Dívidas de IPTU

Em resposta ao desafio da inadimplência, muitos dos contribuintes em débito com o IPTU têm buscado alternativas de negociação junto à prefeitura.

Entre os esforços, encontra-se o recurso ao programa municipal “Porta Aberta”, que auxilia na renegociação e parcelamento das dívidas.

Leia mais: App da Caixa Tem está Falhando? Erros de Login e Transações! VEJA Motivo!

Impactos da Inadimplência do IPTU

Maurílio Sérgio Costa Calhado, o atual Secretário de Finanças de Campinas, enfatiza sobre as consequências de não pagar o IPTU. Além da inscrição em dívida ativa e a posterior instauração de processo judicial, o contribuinte ainda se sujeita ao risco de perder o imóvel em função da dívida.

Oportunidade de Desconto no IPTU para Cota Única

Para incentivar o pagamento do IPTU, a prefeitura de Campinas oferece um desconto de 7% para os contribuintes que optam pelo pagamento integral do tributo até o dia 7 de fevereiro.

Dicas Para Pagar o IPTU Online

Com a era digital, é possível solicitar a guia de pagamento do IPTU pela internet. Para isso, é necessário acessar o site ou aplicativo da prefeitura e informar o número de inscrição do imóvel, encontrado no carnê do IPTU dos anos anteriores.

No final da análise, o IPTU se faz uma ferramenta essencial tanto para o desenvolvimento da cidade como para o benefício de quem reside nela. Logo, o pagamento deste tributo, além de ser um dever, converte-se em um investimento que trará retornos significativos para a comunidade.