Entenda o Pagamento do Abono Salarial PIS/Pasep 2024: Como Funciona?
Se você faz parte do extenso grupo de brasileiros que trabalharam em 2022 e está aguardando as informações sobre o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep, temos algumas notícias. Agora que os pagamentos relativos ao ano-base 2021 se encerraram, todos querem saber o que esperar para 2024. Este artigo esclarecerá todas as suas dúvidas.
O advento da pandemia da Covid-19 teve um forte impacto na economia global, e no Brasil não foi diferente. As medidas de combate à doença afetaram diversos aspectos econômicos e sociais, incluindo o calendário de pagamento deste benefício em 2021 referente ao ano-base 2020.
O que Podemos Esperar para o Pagamento do PIS/Pasep 2024?

Depois de ajustar a programação, o valor relacionado ao ano 2020 somente foi quitado em 2022. Por consequência, a remuneração referente a 2021, que deveria ter sido quitada ainda em 2022, só começou a ser paga em fevereiro de 2023.
Se seguirmos a lógica dos últimos anos, o pagamento do abono salarial para quem trabalhou em 2022 ocorrerá em 2024. No entanto, vale ressaltar que pode haver alterações. Até o presente momento, o Governo Federal não emitiu qualquer comunicado oficial indicando a normalização no calendário do PIS/Pasep.
Entenda como será o Processo de Pagamento?
A Caixa Econômica Federal efetua o repasse do PIS aos profissionais da iniciativa privada, enquanto que o Banco do Brasil realiza o pagamento do Pasep aos servidores públicos. O valor do PIS/Pasep é calculado de acordo com o salário mínimo vigente no ano em que é executado o pagamento. Dessa forma, o valor estipulado para o PIS 2024 só será divulgado quando o governo anunciar o valor do salário mínimo para o próximo ano.
Quem tem Direito ao PIS/Pasep?
Cidadãos que possuem inscrição no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, que tenham tido um emprego formal e trabalhado por, pelo menos, 30 dias no ano-base, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos possuem direito a esse benefício. No entanto, os dados devem ter sido devidamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Além disso, também é válido checar a possibilidade de recebimento do benefício no site do governo federal ou da Carteira de Trabalho Digital.
Leia Mais: Mensagens por vídeo no WhatsApp? Confira a nova atualização!
Quanto Receberei pelo PIS/PASEP 2023?
O pagamento proporcional se baseia no período em que o indivíduo trabalhou como funcionário oficialmente registrado em 2020. Cada mês de trabalho corresponde a um valor de R$ 101, com períodos iguais ou superiores a 15 dias sendo contabilizados como um mês integral. O salário-mínimo referente a 2023 é de R$ 1.302,00, portanto, quem trabalhou 12 meses receberá o valor integral do salário mínimo.
Como Acessar Meu PIS/PASEP 2023 Online?
Acesse o site do governo, faça seu login, vá até a página principal do Portal Emprega Brasil, clique no ícone “Abono Salarial” e certifique-se de que 2021 está como ano base. Lá você poderá verificar se tem direito ao PIS/PASEP 2023.
Como Sacar o Abono Salarial do PIS 2023?
Quem possui o Cartão do Cidadão poderá realizar o saque do abono nas lotéricas, nos caixas eletrônicos da Caixa ou diretamente na agência da instituição. Para quem possui conta corrente ou poupança na Caixa, é possível fazer a retirada através do Internet Banking da Caixa.
Leia Mais: Banco realmente está liberando SAQUE de 5 anos da antecipação FGTS? Saiba mais!
Como Receber o Pasep 2023?
O Pasep pode ser retirado diretamente na conta corrente ou poupança de clientes do Banco do Brasil. Se você possui conta em outro banco, pode fazer uma transferência para seu banco de preferência pelo site do Banco do Brasil ou por um caixa eletrônico BB.