Entenda o que é o app FGTS Digital e como ele vai funcionar?
Em um movimento voltado para a modernização e facilitação dos processos, o Governo Federal iniciou a fase de testes para o FGTS Digital, o novo sistema de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. A expectativa é viabilizar a utilização completa da plataforma em janeiro de 2024, oferecendo aos empregadores e empregados maior controle e facilidade de acesso às informações pertinentes ao FGTS.
O período de testes irá até o dia 10 de novembro desse ano. A implementação deste sistema representa uma melhora significativa no processo de recolhimento do FGTS, utilizando informações obtidas do eSocial como base de dados e permitindo a consulta e acompanhamento do recolhimento efetuado pelo empregador pelos próprios trabalhadores.
O que muda com o FGTS Digital?

As mudanças promovidas pelo novo sistema incluem modificações no prazo para recolhimento do FGTS, que passará a ser até o vigésimo dia do mês subsequente ao da competência. Essa alteração, no entanto, só será posta em prática após a implementação total do FGTS Digital no próximo ano.
Leia Mais: Empréstimo do FGTS libera 12 parcelas do saque-aniversário pagamento único
Como será o processo de recolhimento do FGTS?
Com a implementação do sistema, o recolhimento do FGTS será realizado via PIX. Isso significa que os boletos serão emitidos com QR Code, permitindo o pagamento por meio do aplicativo ou site da instituição financeira do empregador. As informações do eSocial serão a fonte de dados para este processo de arrecadação, portanto é importante que a base de dados esteja sempre atualizada.
Leia Mais: Pensão por Morte: Até quando posso pedir e por quanto tempo ela é paga
Quem pode usar o FGTS Digital?
O FGTS Digital será acessível para pessoas físicas que sejam empregadores ou responsáveis legais pela empresa. No caso de procuradores, será necessário a utilização de um certificado digital. Além disso, o acesso ao sistema exigirá uma conta no portal gov.br, que é gratuito e consolida diversas informações dos brasileiros, tornando o acesso aos serviços mais fácil. É necessário ter selo nível prata ou ouro para a utilização do sistema, sendo que a vinculação de dados bancários pode auxiliar na elevação do nível.
Em breve, tanto empregadores como empregados poderão ter um maior controle e transparência em relação ao FGTS, graças à implementação do FGTS Digital. Ainda em fase de testes, o sistema já promete revolucionar e facilitar o processo de recolhimento e acesso à informações do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.