Jornal dia
Seu jornal de notícias

Entenda Tudo Sobre a Liberação do PIS/PASEP 2023 e garanta renda extra!

0

Brasileiros de todo o país aguardam ansiosamente o pagamento do benefício do PIS (Programa de Integração Social) e do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) 2023. Esses programas, que são contribuições tributárias sociais, obrigatórias para empresas, auxiliam milhões de trabalhadores, tanto do setor público quanto do privado.

Um ponto de grande interesse é o valor do abono salarial para este ano, que pode chegar até R$ 1.320. Esse valor é um grande alívio no orçamento de muitos trabalhadores, sobretudo em tempos de recuperação econômica. Mas a grande questão é: Quem é elegível ao PIS/PASEP? Como e quando ele será liberado?

Quem pode receber o PIS/PASEP 2023?

Novidades do Pis/Pasep em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do Pis/Pasep em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

Para ser elegível ao PIS, o empregado deve estar cadastrado no PIS Pasep há no mínimo cinco anos, ter atuado profissionalmente por, ao menos, 30 dias no período de referência, receber um salário de até dois salários mínimos durante o período de referência e ter suas informações devidamente atualizadas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Leia Em Seguida: Está esperando a restituição do Imposto de Renda? Veja tudo sobre o 4º lote

Como verificar meu PIS/PASEP 2023?

O trabalhador tem diversas opções para conferir a data de pagamento, elegibilidade e valores do PIS/PASEP 2023. Uma opção é usar o app Caixa Trabalhador, um aplicativo para iOS e Android. Estes dados também estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital e no site gov.br. Mesmo após o fim do ciclo de depósitos, o trabalhador tem até o dia 28 de dezembro para efetuar o saque.

O que acontece se não sacar no prazo?

Aqueles que perderem o prazo para saque perderão automaticamente o saldo referente ao abono. Vale ressaltar que os montantes permanecem acessíveis para saque por um prazo de cinco anos, contabilizados a partir da data do depósito. Após isto, o beneficiário precisará requisitar a retirada do saldo junto ao órgão responsável.

Leia Em Seguida: O que é o BPC e quem tem direito a este benefício?