Evitando a Malha Fina do IRPF em 2023: Guia Completo
Continuamos em 2023, um ano marcado por muitas dúvidas ao redor do Imposto de Renda Pessoa Fisica(IRPF), principalmente sobre a restituição e se quem não a recebeu caiu na temida malha fina. Ao longo deste artigo, vamos elucidar as principais questões referentes à restituição do IRPF 2023, para você ficar por dentro de tudo que acontece!
Até o momento, a Receita Federal liberou três lotes de restituição do IRPF deste ano. Com apenas dois lotes restantes, alguns contribuintes começam a questionar a possibilidade de terem caído na malha fina. Vamos entender o que isso significa?
O que acontece quando eu caio na malha fina?

Conhecida como a “análise minuciosa da RF”, a malha fina é um processo que impede o pagamento da restituição. Basicamente, a Receita Federal envia a declaração para uma análise mais detalhada quando detecta algum erro ou suspeita de alguma informação, atrasando ou até mesmo impedindo o recebimento da restituição.
Por que o contribuinte cai na malha fina e como resolver isso?
Uma das principais razões para a declaração cair na malha fina são informações declaradas de maneira incorreta. Mas, não se preocupe, caso isso aconteça, a solução está ao alcance do próprio contribuinte. A fim de corrigir esses equívocos, você precisa acessar o programa de declaração do Imposto de Renda e realizar as devidas correções. As próprias orientações da Receita Federal indicarão quais são os erros a serem corrigidos. Entretanto, caso as informações estejam todas corretas e, ainda assim a declaração estiver na malha fina, o contribuinte deverá ir a um posto de atendimento da Receita Federal.
Leia Em Seguida: FGTS Digital: Agilidade e Modernidade na Contribuição
Quais são os tipos mais comuns de erros que levam à malha fina?
A Receita Federal possui um sistema bastante rigoroso de análise das informações declaradas pelos contribuintes. Pequenos erros, como digitar um zero a mais ou deixar de declara os valores exatos fornecidos pelo INSS e outras fontes, pode fazer com que você caia na malha fina.
Leia Em Seguida: Novo plano do governo federal: cashback em contas de luz e água
Como conferir os detalhes da restituição do IRPF 2023?
Já foram disponibilizados 3 dos 5 lotes de restituição do IR 2023. Para conferir os detalhes, o contribuinte deve seguir os seguintes passos:
(1) Acesse o Portal do e-CAC;
(2) Faça o login com o seu CPF, código de acesso e senha;
(3) Verifique a situação da declaração e identifique se há pendências ou divergências, incluindo a situação de malha fina;
Caso haja erro, o contribuinte pode realizar as correções necessárias.
E se a restituição não for recebida, é possível reagendar o pagamento através do Portal BB.
Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre a restituição do IRPF 2023. Para maiores informações, fique ligado em nossas atualizações!