Jornal dia
Seu jornal de notícias

Evite o Bloqueio do Bolsa Família! VEJA as NOVAS Regras!

0

O Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social anunciou que beneficiários do programa Bolsa Família em situação irregular arriscam perder o benefício. A partir de hoje, segunda-feira (1/12), os beneficiários com inconsistências no Cadastro de Pessoa Física (CPF) no CadÚnico (Cadastro Único) poderão ter seus benefícios cancelados, caso a situação não seja regularizada em até seis meses.

Como posso evitar o bloqueio do bolsa família?

Evite o Bloqueio do Bolsa Família! VEJA as NOVAS Regras!
Evite o Bloqueio do Bolsa Família! VEJA as NOVAS Regras!

O ministério esclarece que todas as famílias em situação irregular serão devidamente notificadas sobre a irregularidade e receberão instruções sobre como normalizar a situação. Estas notificações serão enviadas através dos extratos de pagamento dos benefícios e através dos aplicativos do programa Bolsa Família e do Caixa Tem.

Para solucionar dúvidas e ajudar os beneficiários a regularizar sua situação, vários canais de atendimento estão disponíveis, incluindo o Disque Social 121, chat e formulário eletrônico. Além disso, o site do Ministério do Desenvolvimento Social oferece informações permanentes sobre o programa e sobre a nova medida.

Leia mais: Novo Salário Mínimo de 2024 com mudanças na Aposentadoria, BPC e MEI!

Como resolver pendências no CadÚnico e no CPF?

A manutenção do programa Bolsa Família depende de um cadastro atualizado e regular. Caso constem pendências de CPF no CadÚnico, o titular da família deverá verificar a situação junto à Receita Federal e, se necessário, resolver a pendência com o fisco. Após a regularização, o CadÚnico também deverá ser atualizado para que o recebimento do benefício seja retomado.

Leia mais: Reforma no FGTS Saiba tudo sobre as possíveis mudanças e os impactos em você!

Como Regularizar a Situação do CPF?

O beneficiado poderá consultar a situação do CPF através do site da Receita Federal e, se necessário, realizar a regularização do documento pelo e-mail da Receita Federal do seu estado, por um formulário online ou em um posto de atendimento presencial. A retirada da pendência ocorrerá automaticamente no Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) após a regularização.