Descoberto o Exercício Que Detona Gordura!
Essa atividade física democrática, pois não precisa de muitos equipamentos e pode ser realizada em qualquer lugar, esse exercício te ajuda a detonar gordura. Basta calçar um tênis e sair por aí. Mas não é só isso que faz do esporte um sucesso — a estimativa é que existam mais de 5 milhões já praticando esse exercício no Brasil. Esse exercício detona calorias e traz muitos benefícios para a saúde física e mental — tanto que dizem que vicia!
O Exercício É?
Estamos falando da Corrida, ela oferece uma série de vantagens que vão além da simples queima de calorias. Entendamos melhor como este exercício pode impactar positivamente diversos aspectos do nosso corpo e mente:
- Proporciona alto gasto calórico e pode ajudar a emagrecer
- Fortalece a imunidade
- Ajuda a prevenir doenças crônicas e a viver mais
- Melhora o fôlego
- Faz bem para a saúde da mente
- Fortalece e tonifica os músculos
- Ajuda a tratar a depressão e ansiedade
- Contribui para um bom sono
- Melhora a autoestima
Como a Corrida Pode Ajudar na Perda de Peso?
Em 45 minutos de corrida em ritmo moderado, uma mulher de 55 kg queima cerca de 400 calorias — quase o dobro da natação, que elimina 220 calorias, e mais do que a bicicleta, que no mesmo tempo gasta 340 calorias.
“A atividade também estimula o aumento no número e no tamanho das mitocôndrias, estruturas que se tornam mais eficientes em gerar energia”, afirma Bruno Gualano, pesquisador e professor da Faculdade de Medicina da USP. Por isso, esse exercício contribui para a redução de gordura visceral, que está associada a doenças cardiometabólicas.
Por Que a Corrida Reduz o Risco de Doenças?
Por atuar na redução da gordura visceral, a corrida contribui para diminuir o risco de diabetes, hipertensão, AVC e doenças cardíacas como infarto. Além disso, deixa o coração mais forte e eficiente para bombear o sangue pelo corpo todo.
Essa atividade promove adaptações no coração que possibilitam uma menor evolução dos quadros de insuficiência cardíaca, segundo um estudo publicado no Brazilian Journal of Medical and Biological Research. “Pacientes hipertensos também tendem a ficar com a pressão controlada ao praticar esse esporte regularmente”, acrescenta André Casanova Silveira, treinador de corrida e personal trainer da USP.
Como a Corrida Melhora o Fôlego?
O trabalho cardiorrespiratório proporcionado pela corrida fortalece o coração e potencializa o trabalho dos pulmões, aumentando a capacidade de oxigenação e a distribuição de oxigênio no organismo. Resultado? Uma melhora gradual no fôlego com os treinos.
Exercício Faz Bem para a Mente?
A corrida exige foco e concentração, além de estimular a rapidez de raciocínio. Por isso, correr regularmente ajuda a melhorar a memória e as funções cognitivas. Além disso, praticar atividades intensas como a corrida estimula a produção de endorfina e serotonina, neurotransmissores que promovem a sensação de bem-estar e relaxamento.
Quais Atividades Complementam a Corrida?
A corrida exige bastante dos músculos, articulações e tendões. Por isso, é essencial realizar atividades complementares como:
- Musculação e treino funcional: Fortalecem o corpo globalmente e contribuem para um melhor desempenho.
- Natação e ciclismo: Aumentam a capacidade cardiorrespiratória e podem ser utilizados como treinos regenerativos.
- Pilates e yoga: Ajudam a adquirir consciência corporal, mobilidade, flexibilidade e melhor controle da respiração.
6 Dicas para Praticar Corrida de Forma Segura
- Não pule etapas: Comece de forma progressiva, alterne corrida com caminhada.
- Tenha constância: Corra três vezes por semana em dias alternados.
- Descanse: O descanso é essencial para a recuperação e evolução.
- Equilibre o volume de treino: Não aumente a quilometragem a cada treino.
- Alimente-se adequadamente: Ajuste a dieta para garantir energia e recuperação muscular.
- Use equipamentos apropriados: Tênis adequado e roupas leves são essenciais.
Quem Não Deve Praticar Esse Exercício?
Como qualquer exercício, é imprescindível consultar-se com um médico antes de iniciar. Quem possui problemas ortopédicos ou condições graves deve buscar orientação médica para evitar complicações. No caso de obesos, idosos ou gestantes, o acompanhamento profissional é necessário para planejar a rotina de treinos adequados.
Quais lesões São Comuns na Corrida?
A prática excessiva e sem orientação pode causar diversas lesões, entre as mais comuns estão:
- Síndrome da dor femoropatelar
- Síndrome ou estresse da banda íliotibial
- Tendinite do calcâneo
- Fratura por estresse
- Fascite plantar
- Síndrome do estresse tibial medial
Agora que você conhece os benefícios e cuidados essenciais, está pronto para explorar o mundo da corrida. Nada como um bom par de tênis e a vontade de se superar diariamente!