Famílias perdem o Auxílio Gás em Dezembro! SAIBA Por quê e NÃO perca o seu!
No início deste mês, registramos uma queda importante nos números referentes ao Auxílio Gás, um relevante programa de assistência social que tem o objetivo de auxiliar famílias de baixa renda na aquisição de gás de cozinha. De acordo com as informações divulgadas, mais de 100 mil lares foram retirados da lista de beneficiários do programa, representando uma significativa redução no número de famílias assistidas.
Quantas famílias perderam o Auxílio Gás?

Para contextualizar, o Auxílio Gás chegou a contemplar cerca de seis milhões de famílias brasileiras. No entanto, em dezembro do penúltimo ano, esse número caiu para aproximadamente 5,4 milhões. Trata-se, portanto, da eliminação de mais de 100 mil famílias do programa, que perderam o benefício para a compra de gás de cozinha.
Leia mais: Saiba Sacar seu FGTS em Dezembro: Alivie o SEU Bolso nesse fim de ano!
Por que ocorreu a redução no número de beneficiados pelo Auxílio Gás em Dezembro?
Baseando-se em dados provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), órgão responsável pelo programa, a diminuição no número de contemplados se deu devido à identificação de fraudes na concessão do benefício. Ficou evidente que alguns indivíduos estavam se beneficiando de forma indevida, descumprindo critérios e regras estipulados para a obtenção do Auxílio Gás.
A irregularidade foi detectada por meio do Cadastro Único (CadÚnico), meio pelo qual o governo federal identifica e seleciona os beneficiados de programas sociais.
Leia mais: Valorização do Salário Mínimo pode chegar a R$1.412! VEJA os valores para 2024
Quais são os critérios para ser beneficiado pelo Auxílio Gás?
Entre os critérios primordiais para ser beneficiado pelo programa, destaca-se a necessidade de ter uma inscrição ativa no CadÚnico e possuir uma renda familiar máxima de meio salário mínimo por pessoa. Cabe lembrar que esse mesmo critério é aplicado aos novos beneficiários.
Entretanto, é importante frisar que não há um número ilimitado de famílias que podem ser atendidas pelo programa. Por isso, foram instituídas normas de prioridade para determinar quais famílias serão beneficiadas. Dentre as priorizadas estão as que:
- Atualizaram o cadastro no CadÚnico nos últimos dois anos.
- Possuem menor renda.
- Possuem maior número de membros.
- Participam do programa Auxílio Brasil.
- Tiveram o cadastro aprovado pelo gestor por meio das informações da averiguação.
Por último, é imprescindível reforçar que o respeito e o cumprimento das normas do programa são o que garantem a continuidade do benefício. Portanto, se você detectou erros em seu cadastro ou ainda tem dúvidas, faça a verificação e mantenha-se atualizado sobre as novidades do Auxílio Gás!