Jornal dia
Seu jornal de notícias

FGTS Digital: Agilidade e Modernidade na Contribuição

0

O Brasil segue o avanço acelerado para a era digital. Agora é a vez do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) configurar-se como uma plataforma online. A expectativa é que a primeira fase de testes da nova versão digital do Fundo comece em 19 de agosto de 2023.

Com a proposta de simplificar o acesso à conta do Fundo de Garantia e trazer atualizações tecnológicas para a contribuição mensal, o sistema promete agilidade e modernidade. Vale lembrar que todas as empresas com funcionários que atuam com carteira de trabalho assinada têm a obrigação de criar uma conta no FGTS para cada trabalhador e depositar mensalmente 8% do salário do contratado nessa conta.

Como funcionará o FGTS Digital?

Novidades do FGTS em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do FGTS em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

Pela programação, o lançamento oficial do FGTS Digital está marcado para o dia 10 de agosto, com a presença de membros do Ministério do Trabalho e da Fazenda. A partir dessa data, as empresas devem iniciar a adaptação ao novo ambiente.

O denominado “Produção Limitada”, uma fase de testes do FGTS Digital, receberá cálculos baseados nos dados reais transmitidos ao eSocial pelas empresas. Nesse contexto, guias sem valor legal serão emitidas, permitindo que as empresas comparem o resultado com as guias geradas pelo SEFIP/Conectividade Social, promovendo as correções necessárias.

Leia Em Seguida: Descubra os 11 Benefícios Exclusivos para Idosos no Brasil em 2023

O que muda para as empresas?

Agora, o desafio é a adequação das empresas ao FGTS Digital prevista para iniciar em 16 de agosto. Entretanto, no período de testes do FGTS Digital, todas as obrigações empregatícias devem continuar sendo cumpridas através do Conectividade Social, uma plataforma da Caixa Econômica.
Leia Em Seguida: Você Sabe Como Solicitar o Adicional de 25% do INSS? Descubra tudo Aqui!

Beneffícios do FGTS Digital

O FGTS Digital promete trazer facilidades ao empregado e ao empregador, desburocratizando processos, permitindo um melhor acompanhamento e gestão do benefício e garantindo mais transparência e segurança nas operações, em linha com as mais recentes tecnologias digitais.