Jornal dia
Seu jornal de notícias

FGTS Digital encerra testes e promete revolucionar em 2024!

0

Em 15 de novembro, a plataforma FGTS Digital – Edição Limitada encerrou seu período de testes. A modernização do sistema foi criada para oferecer um conjunto de funcionalidades, incluindo a criação de guias personalizadas de pagamento, simulação de valor de indenização compensatória e pagamentos em lote.

Recursos e funcionalidades do novo sistema do FGTS

FGTS Digital encerra testes e promete revolucionar em 2024!
FGTS Digital encerra testes e promete revolucionar em 2024!

O FGTS Digital foi desenvolvido para simplificar e otimizar os processos relacionados ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Os usuários poderão simular pagamentos e o Pix, sistema de pagamento instantâneo brasileiro, foi incorporado ao sistema para dinamizar o processo de individualização na conta do trabalhador.

Leia mais: NOVO Teto do INSS 2024 para R$ 7.786! CONFIRA o Mínimo em 2024!

Como o FGTS funciona?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador demitido sem justa causa ou aposentado, garantido por depósitos mensais feitos pelo empregador, que correspondem a 8% do salário do trabalhador.

Leia mais: Declaração Anual MEIs 2024! Quais as Obrigações e Importâncias? VEJA!

Objetivos do FGTS Digital

O novo sistema pretende reduzir as custas operacionais atuais com o FGTS, diminuir as despesas para os empregadores, melhorar a gestão, controle e transparência dos processos, além de garantir maior segurança aos dados informatizados e processados.

Impactos para empregadores e empregados

O Ministério do Trabalho e Emprego afirmou que o FGTS digital também permitirá gerar informações relevantes para o planejamento estratégico e ações, além de realizar notificações automáticas para os devedores do FGTS.

Os débitos do FGTS referentes ao período anterior à implementação do novo sistema continuarão a ser recolhidos pelas guias emitidas pela Caixa Econômica Federal.

A previsão é que o sistema FGTS Digital entre em funcionamento definitivo a partir de março de 2024. Portanto, empregadores, trabalhadores e agentes ligados ao FGTS devem se preparar para a transição e se manter atualizados sobre as mudanças que ocorrerão daqui para frente.