FGTS Digital: Nova Plataforma Agiliza Gestão para Empregadores e Trabalhadores. Entenda!
A partir do dia 1º de março, os empregadores de todo o Brasil terão acesso ao FGTS Digital, uma nova plataforma que promete facilitar a gestão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Desenvolvido em parceria com a Caixa Econômica Federal, o sistema irá integrar os dados dos trabalhadores, simplificando processos e reduzindo custos.
Leia mais: Incentivo a Estudantes: Tudo Sobre o Novo Programa Pé de Meia do Governo Federal
Quando estará disponivel o FGTS Digital?

A plataforma FGTS Digital foi lançada oficialmente no dia 27 de fevereiro e estará disponível para utilização a partir do dia 1º de março. O sistema tem por objetivo minimizar a burocracia e os custos associados à gestão do FGTS, facilitando a vida tanto dos empregadores quanto dos trabalhadores.
Quais foram as Principais mudanças com o FGTS Digital?
Com o novo modelo, os trabalhadores passam a ser identificados pelo número do CPF, deixando de usar o número PIS. Esta mudança permitirá que os empregadores gerem pagamentos diretamente relacionados ao trabalhador, tornando o processo mais prático e ágil.
No caso de demissão sem justa causa, por exemplo, o FGTS será liberado de forma mais rápida e fácil, sem a necessidade de uma chave de liberação. Outra novidade é a adoção do PIX como meio de pagamento da plataforma. Além disso, será possível consultar extratos de pagamento, verificar débitos em aberto e emitir guias de forma mais rápida e prática.
Quais são os Benefícios do FGTS Digital?
O FGTS Digital traz inúmeros benefícios para os empregadores e trabalhadores, como a redução das burocracias e custos adicionais e dos gastos com o pagamento de tarifas para a rede arrecadadora.
O novo modelo também proporcionará agilidade e automatização dos procedimentos, integração entre os sistemas de informações do empregado e do empregador, fácil acesso e gerenciamento de informações, além de proporcionar maior segurança, integridade e confiabilidade aos dados armazenados.
Outro ponto importante é a redução do atraso na arrecadação anual do FGTS, e a disponibilização de informações que podem ser usadas para o direcionamento de ações ou tomada de decisões. Para ter acesso a todas estas funcionalidades, os empregadores deverão acessar o sistema através da plataforma oficial.
Leia mais: Conheça o Programa Vale Gás: Auxílio Financeiro para Milhões de Famílias Brasileiras!