Jornal dia
Seu jornal de notícias

FGTS Digital traz GRANDE eficiência na Gestão Contábil! ENTENDA!

0

Um avanço está prestes a ocorrer na contabilidade brasileira com a chegada do FGTS Digital, uma ferramenta inovadora criada para simplificar e aprimorar a gestão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Com previsão de implementação a partir do dia 1º de março, esta novidade promete facilitar a vida dos contadores e gestores financeiros na manipulação de uma das obrigações trabalhistas mais determinantes do país.

O que eu preciso saber sobre o FGTS Digital?

Ao adotar o FGTS Digital, os profissionais da área contábil terão acesso a um sistema moderno, projetado para acelerar processos e tornar seu trabalho mais produtivo. A transição dos métodos convencionais de arrecadação do FGTS para um modelo mais ágil e prático é uma inovação endossada por especialistas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O sistema FGTS Digital integrará automaticamente os dados dos trabalhadores, provenientes diretamente do eSocial e dos eventos S-1200, S-2299 e S-2399.

FGTS Digital traz GRANDE eficiência na Gestão Contábil! ENTENDA!
FGTS Digital traz GRANDE eficiência na Gestão Contábil! ENTENDA!

Leia mais: Caixa Tem disponibiliza conta com modalidade de investimento! Dinheiro a mais todo mês!

Quais as vantagens do FGTS Digital?

Para usufruir das inúmeras vantagens do FGTS Digital, é fundamental que os contabilistas se adaptem à nova plataforma. Uma das dicas é utilizar a função ‘Simular Pagamento’ após gerar as guias, facilitando o entendimento e domínio do novo sistema.

Qual o calendário de pagamentos do FGTS Digital?

Com a implementação do FGTS Digital, haverá mudança no calendário de pagamento do FGTS. Os nascidos em janeiro conseguirão realizar saques entre 2 de janeiro e 29 de março, enquanto os nascidos em dezembro terão acesso aos saques de 2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025.

Leia mais: Segredos que não te contam da visita do CRAS a domicílio! Entenda

Qual a data de recolhimento do FGTS?

Os recolhimentos do FGTS serão realizados mensalmente no dia 20 do mês subsequente à competência, usando exclusivamente o Pix. Vale lembrar que todas as alterações e recolhimentos do FGTS relacionados aos períodos anteriores à implementação do novo sistema ainda serão efetuados por meio de GFIP/SEFIP e pelo sistema Conectividade Social da Caixa Econômica Federal (CEF). Dessa forma, a era digital avança, trazendo mais agilidade e eficiência para os processos contábeis.