FGTS Emergencial: Choveu, Alagou, Sacou!
Após enfrentar severas chuvas em janeiro de 2025, os residentes de Venda Nova do Imigrante têm a oportunidade de acessar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) devido à declaração de Situação de Emergência. A aprovação federal desse estado emergencial aconteceu em 30 de janeiro de 2025, permitindo o uso dos recursos do FGTS para aliviar os danos causados pela intempérie.

O prefeito, em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, garantiu que o processo para reconhecimento do estado de emergência fosse rápido, visando disponibilizar o suporte financeiro necessário. Entre as regiões afetadas estão localidades como São João de Viçosa e Bicuíba, cujos moradores agora podem acessar os fundos emergenciais.
Quem está apto a sacar o FGTS?
O saque do FGTS por calamidade é um direito estendido não apenas às casas diretamente atingidas, mas também àqueles vivendo em áreas impactadas indiretamente. Barreiras como a interrupção de serviços e o comprometimento da mobilidade urbana justificam a elegibilidade dos residentes dessas áreas para o saque de emergência.
Passos para solicitar o saque do FGTS
Moradores impactados podem solicitar o saque do FGTS utilizando duas vias principais:
- Via aplicativo FGTS:
- Acessar o aplicativo e selecionar a opção “Saques”.
- Optar por “Solicitar Saque” seguido de “Saque por Calamidade Pública”.
- Inserir as informações da conta bancária para que o depósito seja efetuado.
- Por meio das agências bancárias: Os interessados devem se dirigir a uma agência da Caixa, munidos de documento com foto, comprovante de residência e o número PIS/PASEP.
Qual o período para realizar a solicitação?
Os moradores têm até o dia 24 de abril de 2025 para formalizar a solicitação de saque. É importante que o pedido seja realizado dentro deste prazo, uma vez que não haverá possibilidade de prorrogação. Dúvidas a respeito do procedimento podem ser esclarecidas pela Defesa Civil Municipal, que disponibiliza atendimento para orientações necessárias.