FGTS Futuro: Nova proposta do governo promete facilitar crédito imobiliário para baixa renda!
O setor imobiliário e as famílias de baixa renda podem ter uma boa notícia em breve. O Governo Federal, através do Ministério das Cidades, está estudando a implementação de um novo mecanismo chamado de “FGTS Futuro”. O objetivo dessa ação é facilitar o acesso ao crédito imobiliário para famílias com renda de até R$1.800,00, pertencentes à faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida.
Recurso disponível para suprir a capacidade de financiamento
O FGTS Futuro é uma proposta que permite que as famílias utilizem os créditos futuros de sua conta vinculada no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para suprir a capacidade de financiamento. Sendo assim, aquelas que não conseguem firmar um financiamento habitacional por conta de sua baixa renda e gastos essenciais, passariam a ter essa oportunidade, contribuindo para a democratização do acesso ao crédito imobiliário.

Trabalhador poderá usar 8% do salário para financiamento
Como o FGTS Futuro funcionará na prática? Os trabalhadores com carteira assinada usarão os depósitos futuros do FGTS. Assim, conforme o valor pago pelo empregador for sendo depositado, esse dinheiro será direcionado para a prestação da moradia. Além disso, o trabalhador poderá usar até 8% do seu salário para complementar a quantia da parcela do financiamento.
Leia Mais: Saiba Tudo Sobre o 13º Salário do INSS: Pagamento, Antecipação e Consulta de Valores!
Liberação ainda depende de regulamentação
Entretanto, é importante salientar que a implementação do FGTS Futuro ainda depende da publicação de normas operacionais pela Caixa Econômica Federal. Em seguida, a operação poderá ser iniciada em até 90 dias, após a definição das regras e aprovação dos detalhes da nova regulamentação.
Leia Mais: Saque do PIS/Pasep 2024 liberado para nascidos em Janeiro – Veja Como Sacar!
Passo a passo para acesso ao FGTS Futuro
Aqueles que desejam utilizar o FGTS Futuro, devem seguir alguns passos. Primeiro, é preciso informar o banco sobre o interesse em aderir ao programa no momento de solicitar o financiamento imobiliário. Em seguida, os valores que serão transferidos automaticamente pela Caixa deverão ser informados.
O FGTS Futuro surge, assim, como uma oportunidade para famílias de baixa renda que sonham com a casa própria, mas enfrentam dificuldades para acessar o crédito imobiliário. Se adotada, a medida poderá contribuir para o bem-estar dessas famílias e para a movimentação do setor imobiliário.