FIES Social auxilia estudantes no financiamento do ensino superior! CONFIRA!
O Fies Social, uma reformulação do conhecido Fundo de Financiamento Estudantil, está previsto para entrar em funcionamento neste mês de março, após uma espera prolongada. A inovação do novo programa permite o financiamento total do valor da mensalidade de cursos de graduação, facilitando o acesso ao ensino superior para inúmeros estudantes. Segundo o governo federal, as alterações foram implementadas para reforçar o papel social do programa. Neste ano, espera-se beneficiar mais de 100 mil estudantes.
O que é o FIES?
O FIES, sigla para Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa do Ministério da Educação (MEC) do Brasil voltado para auxiliar estudantes brasileiros no custeio de graduações em instituições privadas não gratuitas. Ele funciona como um financiamento que o estudante começa a quitar após a formatura.
Veja alguns pontos-chave sobre o FIES:
- Financiamento para graduação: O FIES financia cursos de graduação presenciais e à distância, desde que reconhecidos pelo MEC.
- Instituições privadas: O programa só vale para instituições privadas de ensino superior.
- Taxas diferenciadas: O FIES oferece taxas de juros diferenciadas de acordo com a renda familiar per capita do estudante.
- Modalidades: O Novo FIES, vigente desde 2017, possui três modalidades baseadas na renda familiar:
- Modalidade I: Taxa zero para estudantes de famílias com renda per capita de até 3 salários mínimos.
- Modalidade II: Taxa intermediária para estudantes com renda acima de 3 e até 5 salários mínimos.
- Modalidade III: Taxa de mercado para estudantes com renda acima de 5 salários mínimos.

Leia Mais: Desenrola Brasil: saiba como mais de 88 mil se beneficiaram do programa! Confira
Quais as principais mudanças do Programa Fies?
A principal mudança introduzida no Fies é a capacidade de financiar integralmente o valor da mensalidade, eliminando a necessidade de pagamentos mensais da parte não coberta pelo financiamento. Essa medida é esperada para aumentar o número de estudantes que aproveitam o programa para obter um diploma de nível superior.
Essa isenção de pagamento será estendida aos estudantes inscritos no Cadastro Único, com uma renda mensal familiar de até meio salário mínimo por pessoa. O MEC vai destinar 50% das vagas a esse público. As regras do programa também foram atualizadas em relação à escolha do curso; o estudante agora tem a liberdade de selecionar quaisquer cursos desejados, independentemente da área de conhecimento. Além disso, foram estabelecidas novas regras para a distribuição das vagas, com base na conceituação do curso para evitar a oferta de vagas em cursos ainda não avaliados. O programa também fará reserva de vagas para estudantes de baixa renda, estudantes pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.
Leia Mais: Saque-Aniversário do FGTS 2024: como funciona? Confira!
Qual o calendário do Fies Social e Requisitos?
As inscrições para o Fies Social estão programadas de 12 a 15 de março, com os resultados a serem anunciados em 21 de março. Aqueles que forem pré-selecionados poderão complementar suas inscrições de 22 a 26 de março.
Os candidatos precisam preencher os seguintes requisitos:
- Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2010;
- Ter alcançado uma média aritmética das notas em 5 provas igual ou superior a 450 pontos, e nota superior a 0 na prova de redação;
- Não ter feito o Enem como treineiro;
- Ter uma renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos.
As inscrições podem ser feitas pelo Portal de Acesso ao Ensino Superior.