Jornal dia
Seu jornal de notícias

FIES Social libera lista para acompanhar a segunda chamada

0

O Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como FIES, é um dos principais programas do Ministério da Educação criado para facilitar o acesso ao ensino superior. Através dele, alunos matriculados em cursos de graduação não gratuitos podem financiar seus estudos com condições favoráveis. Para o ano de 2024, uma grande atualização chamada FIES Social foi introduzida visando ampliar ainda mais a inclusão educacional.

A novidade no FIES para este ano é o aspecto social do programa, que foca em estudantes com renda familiar per capita de até meio salário-minímo e que estão cadastrados no CadÚnico. Esta iniciativa é um esforço do governo para democratizar ainda mais o acesso à educação superior no Brasil, permitindo que mais jovens invistam em sua formação acadêmica sem preocupações financeiras prementes.

MAIS de R$ 224 milhões disponibilizado para estudantes pelo FIES Social! Confira agora
MAIS de R$ 224 milhões disponibilizado para estudantes pelo FIES Social! Confira agora

Como Funciona o FIES Social em 2024?

Para concorrer a uma vaga no FIES Social, primeiramente, o candidato deve possuir um registro ativo no sistema do governo, através da conta GOV.BR. Este registro é essencial para a continuidade do processo seletivo na plataforma do FIES Seleção, onde o candidato precisará preencher informações pessoais e familiares detalhadas.

Quem Pode Se Beneficiar do FIES Social?

O público-alvo do FIES Social inclui aqueles estudantes que têm uma renda familiar muito limitada. Para ser elegível, é necessário que o ingressante tenha uma renda familiar per capita de até meio salário-mínimo e esteja inscrito no CadÚnico. Esses critérios são fundamentais para garantir que o auxílio seja destinado a quem mais precisa. Assim, o objetivo é remover barreiras econômicas que impedem muitos jovens brasileiros de alcançar um diploma de ensino superior.

Quais são os Passos para se Inscrever no FIES Social?

  • Possuir uma conta ativa no GOV.BR.
  • Ir à plataforma FIES Seleção e fazer o login.
  • Preencher as informações necessárias, incluindo dados pessoais e de renda da família.
  • Atender a outros critérios e exigências detalhadas no sistema FIES Seleção.

Com o adendo do FIES Social, o FIES mostra sua adaptação e renovação frente às necessidades atuais da sociedade. Garantindo não apenas a educação, mas também a equidade de acesso a ela, o programa desempenha um papel crucial na criação de uma sociedade mais educada e justa. Portanto, mesmo aqueles que não conseguiram uma vaga neste ano devem ficar atentos às futuras oportunidades que esse programa poderá oferecer.