Jornal dia
Seu jornal de notícias

Fila de espera do INSS nunca terminará? Ministro da Previdência Social Responde!

0

Em pronunciamento feito nesta quarta-feira (3), Carlos Lupi, Ministro da Previdência Social, afirmou categoricamente que a fila de espera para concessão de benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) nunca terá fim. De acordo com Lupi, atualmente, o tempo médio de atendimento é de 49 dias, no entanto, a meta estabelecida para o final de 2024 é a redução deste prazo para 30 dias.

Fila do INSS: um problema sem fim?

Fila de espera do INSS nunca terminará?Ministro da Previdência Social Responde!
Fila de espera do INSS nunca terminará?Ministro da Previdência Social Responde!

Revelações como essa são desconcertantes, especialmente para os aposentados que dependem dos serviços do INSS. No início de 2023, o tempo médio de espera para ser atendido pelo INSS era de quase 100 dias. Hoje, este prazo já foi reduzido pela metade, porém, de acordo com o ministro, ainda está longe do ideal. O objetivo é chegar a um prazo de espera de 45 dias logo mais, e ao final do ano, alcançar a meta de 30 dias.

Leia mais: Saiba TODOS os benefícios que o BPC pode te dar! Confira requisitos!

O porquê da constante fila do INSS?

A fila do INSS é uma contínua corrida contra o tempo. Isso porque o instituto recebe mensalmente entre 900 mil e 1 milhão de pedidos de benefícios. Neste contexto, Lupi considera um cenário utópico onde a fila para concessão de benefícios seria totalmente zerada. “Tem que conferir documento, tem que ser justo.” , defendeu o ministro. Apesar das adversidades, Lupi ressalta a importância de se melhorar o serviço de atendimento do INSS, com o intuíto de se tornar o órgão mais eficiente entre aqueles que compõem a Esplanada. Atualmente, o INSS presta assistência para a impressiva marca de 39,3 milhões de segurados.

Leia mais: Novo salário mínimo de 2024 impulsiona economia e reduz desigualdades!

Como vai ficar Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social?

O Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), implementado em 2023, tem como objetivo sanar a longa espera. Criado através de uma lei originada a partir de uma medida provisória, o programa entrou em plena funcionalidade em Abril de 2023. Dados do INSS apontam que em setembro do referido ano haviam cerca de 1,5 milhão de pessoas na fila de espera pela concessão de benefícios. Portanto, uma vez regularizada a fila, o trabalho será redirecionado para priorizar a humanização do atendimento.

Concomitantemente, outro fato importante se desenrolou na América Latina: o terceiro aumento do preço da gasolina na Argentina. Estes acontecimentos evidenciam desafios complexos que países latino-americanos enfrentam na gestão de suas políticas públicas, especialmente na esfera social e econômica.