Fraude ao Auxílio Emergencial? Veja oque aconteceu!
A Polícia Federal do Brasil está em uma operação para desarticular uma associação criminosa envolvida em fraudes ao auxílio emergencial em Cachoeiro de Itapemirim/ES. A operação, realizada nesta quinta-feira, 23 de novembro, tem como alvo quatro residências dos suspeitos, erguendo-se um bloqueio de valores das contas bancárias dos investigados.
Para situação em contexto, o auxílio emergencial foi um benefício instituído pelo Governo Federal durante a Covid-19, visando auxiliar brasileiros em delicada situação financeira devido à pandemia. Contudo, como sempre existe quem busque se aproveitar do sistema, surgiu esta associação criminosa que agora é foco das investigações da Polícia Federal.
Como era realizada a fraude ao Auxílio Emergencial?

A associação criminosa tinha como estratégia acessar as contas dos auxílios emergenciais de beneficiários legítimos, e desviar todo o saldo em proveito do grupo. Esse desvio acontecia de diversas maneiras, como saques, pagamentos de boletos, transferências ou compras. Uma ação planejada e metódica que prova o nível de organização do referido grupo criminoso.
Leia Mais: Aprenda a Calcular Seguro-Desemprego em 2023 e Conheça seus Direitos!
Quais as consequências para os investigados?
Estima-se que cerca de 20 policiais federais estejam atualmente mobilizados para realizar a busca e apreensão nas residências dos investigados, situadas nos municípios de Marataízes/ES, Sete Lagoas/MG e Montes Claros/MG. Além disso, foi implementada uma ordem judicial para o bloqueio das contas bancárias dos alvos, no valor total do prejuízo constatado.
As ações da Polícia Federal de hoje concentram-se na busca de possíveis novas fraudes ainda não identificadas, além de buscar a descapitalização dos investigados. Estes que poderão responder por crimes de associação criminosa e furto mediante fraude. A operação demonstra o empenho contínuo dos órgãos de segurança em prevenir e combater a criminalidade, particularmente aquelas que exploram de forma tão vil a boa-fé e a necessidade de nossos cidadãos.
Leia Mais: Veja como a Plataforma ‘Meu INSS’ pode Resolver seus Problemas!