Jornal dia
Seu jornal de notícias

Futuro promissor para beneficiários do BPC e aposentados por invalidez! Entenda

0

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados deu um importante passo em favor dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e aposentados por invalidez. Recentemente, foi aprovado um projeto de lei que promete proporcionar grandes mudanças para esses indivíduos, especialmente no que diz respeito às revisões médicas periódicas.

O Projeto de Lei 8949/2017 tem como principal objetivo dispensar esses beneficiários de passarem por exames rotineiros para confirmar a sua condição, desde que a mesma seja considerada de caráter permanente, irreversível ou irrecuperável.

Os beneficiários do BPC e aposentados por invalidez serão dispensados da revisão médica?

Novidades do BPC LOAS em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do BPC LOAS em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

De acordo com o texto do projeto de lei, os beneficiários do BPC e os aposentados por invalidez estarão isentos do dever de comparecer às perícias médicas, desde que a sua condição seja considerada permanente, irreversível ou irrecuperável. Além disso, o projeto também pretende incluir no rol de isentos pessoas com doenças como Alzheimer, Parkinson e Esclerose Lateral Amiotrófica.

Quais são os possíveis contratempos com essa dispensa?

O projeto também prevê mecanismos de controle para evitar fraudes. Caso haja suspeitas de irregularidades, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderá solicitar que o beneficiário passe por uma perícia com um médico do órgão para confirmar a sua condição.

Dando continuidade às alterações, o deputado Guilherme Boulos (Psol-SP), relator do projeto de lei, propôs que, durante a perícia médica, os beneficiários do BPC, aposentados por invalidez, e outros segurados que sejam portadores do vírus HIV deverão contar com um especialista em infectologia.

Leia Em Seguida: Surpresa no Bolsa Família: Beneficiários podem receber até R$1.400 com novo cálculo

Projeto de Lei 8949/2017: o que esperar?

Após aprovação na CCJ da Câmara, o projeto de lei seguirá para análise no Senado Federal. O desenrolar dessa etapa é decisivo para a implementação das propostas.

O projeto é tomado como um avanço significativo, pois proporcionará mais comodidade e agilidade para os beneficiários do BPC e aposentados por invalidez. No entanto, vale reiterar a necessidade de mecanismos de controle para prevenir possíveis fraudes.

Com a expectativa de que as mudanças possam simplificar os processos e garantir um acesso mais eficiente e menos burocrático aos benefícios, muitos mantêm os olhos fixos no futuro do Projeto de Lei 8949/2017.