Goleiro Rafael: Jornada Marcante no São Paulo
No empate em 0 a 0 com Nacional, nesta quinta-feira (15), pelas oitavas de final da Copa Libertadores, o goleiro Rafael chegou à marca de 100 jogos pelo São Paulo. Além desse número expressivo, destaca-se o alto índice de partidas sem ser vazado. Em 47 confrontos, Rafael saiu de campo sem sofrer gols, como ocorreu no duelo do Gran Parque Central, em Montevidéu.
Essa marca, representando quase a metade das vezes em que esteve em campo pelo Tricolor, reflete a excelente fase que o arqueiro vive desde que chegou ao Morumbi. O desempenho notável no São Paulo rendeu a Rafael suas primeiras convocações para a Seleção Brasileira, onde teve a chance de realizar o sonho de trabalhar com o tetracampeão mundial Taffarel, atualmente parte da comissão técnica do Brasil.
Rafael Chega à Seleção Brasileira
Rafael foi chamado pelo treinador Dorival Júnior em março deste ano para amistosos contra Inglaterra e Espanha, assim como para a Copa América, entre junho e julho de 2024. O goleiro também participou dos amistosos contra México e Estados Unidos antes do torneio continental. Vestir a camisa da Seleção Brasileira é uma honra que Rafael valoriza profundamente.
Qual o Impacto de Rafael no São Paulo?
“Eu queria só agradecer na verdade, porque, para mim, é um privilégio muito grande poder vestir a camisa do São Paulo. Então, eu queria agradecer a Deus, à minha família por todo o apoio, agradecer à diretoria, à comissão técnica, que sempre acreditaram no meu trabalho desde o início, desde a minha chegada. E principalmente à torcida, que me abraça e que me apoia”, afirmou Rafael.
“Então, assim, eu sou um cara privilegiado, de poder estar vestindo pela centésima vez essa camisa e espero que eu possa vesti-la mais vezes porque, pra mim, toda vez que eu estou em campo vestindo e representando o São Paulo, é um sonho realizado, é uma conquista muito grande”, acrescentou o goleiro.
Conquistas e Títulos pelo São Paulo
Rafael, no São Paulo desde a temporada passada, após deixar o Atlético-MG, já soma dois títulos pelo Tricolor e é uma das figuras de destaque do time na retomada no cenário nacional e internacional. Em 2023, ele conquistou a inédita Copa do Brasil. Neste ano, também levantou a inédita Supercopa Rei para o Tricolor, defendendo dois pênaltis diante do rival Palmeiras.
- Copa do Brasil (2023): Título inédito conquistado pelo São Paulo.
- Supercopa Rei (2024): Rafael se destacou ao defender dois pênaltis na final contra o Palmeiras.
Em resumo, a trajetória de Rafael no São Paulo tem sido marcada por desempenho impressionante, tanto no clube quanto na Seleção Brasileira, demonstrando a importância e o impacto do goleiro para o futebol nacional.