Governo cria novo benefício integrado ao CadÚnico; Conheça!
O governo brasileiro está prevendo o lançamento de um novo programa social, que se integrará ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esta notícia foi anunciada recentemente por Wellington Dias (PT), ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). É estimado que o lançamento ocorra em 2024.
Este novo benefício está sendo planejado como uma forma de combater a evasão escolar e a desistência educacional entre estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II e dos três anos do Ensino Médio. Estas séries possuem um alto índice de desistência escolar, e com este novo programa, busca-se contrapor esta situação.
Em que consiste este novo programa social?

A ideia principal por trás deste novo benefício é que ele funcione como uma bolsa ou um “prêmio” para estudantes que demonstrem frequência e sejam aprovados no final de cada ano. Esta bolsa será depositada em uma poupança para os alunos beneficiados.
Como declarou o ministro Wellington Dias, esta proposta ainda está em debate e se planeja que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tome uma decisão final até o final deste ano.
Leia Mais: Shein e Shopee: fim da isenção de imposto para as compras de até US$ 50?
Como se pode integrar-se a este programa?
Para ser elegível para esta futura bolsa, além de ser aluno das séries escolares contempladas pelo benefício, será necessário estar inscrito no CadÚnico. O critério principal para a inscrição no CadÚnico é que a renda mensal familiar não exceda meio salário mínimo (R$ 660,00 em 2023) por pessoa.
Leia Mais: Auxílio Gás BLOQUEADO? Ministério faz pronunciamento para beneficiários
Qual é o processo de inscrição?
Os interessados deverão realizar um pré-cadastro por meio do site ou aplicativo do CadÚnico (disponível para Android e iOS). Após o pré-cadastro, a família terá até oito meses (240 dias) para comparecer ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) com a documentação necessária para completar a inscrição.
Com este novo programa, espera-se conseguir uma redução significativa nos altos índices de evasão escolar que estão marcando as séries finais do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, oferecendo um incentivo econômico que pode fazer a diferença nas vidas de muitas famílias.