Jornal dia
Seu jornal de notícias

Governo Lança Programa de CNH Social! Confira se você pode fazer parte!

0

O governo da Paraíba lançou uma iniciativa de grande importância para os cidadãos de baixa renda do estado. No último dia 18, iniciou o processo de inscrição para o programa CNH Social.

Lutando por uma melhor acessibilidade e inclusão social, foram disponibilizadas aproximadamente 5 mil vagas para a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) e adição de novas categorias à CNH existente.

As vagas oferecidas pelo programa estão divididas da seguinte maneira: metade destinada para a primeira habilitação nas categorias A e B, 40% para ACC e mudanças de categoria de C para D ou E, e o restante, ou seja, 10% para a renovação de CNH.

Quem pode se inscrever no programa CNH Social?

Governo Lança Programa de CNH Social! Confira se você pode fazer parte!
Governo Lança Programa de CNH Social! Confira se você pode fazer parte!

O CNH Social é voltado para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade financeira e que não possuem condições de arcar com as despesas do processo de obtenção da habilitação. Para se enquadrar no perfil do programa, o candidato deve preencher alguns pré-requisitos.

Deve ser maior de 18 anos, alfabetizado, possuir um CPF ativo, ser residente do estado da Paraíba, não responder a nenhum processo que impeça-lo de ter a CNH e, além disso, deve possuir uma renda per capita familiar de até meio salário mínimo e estar inscrito no Cadastro Único.

Leia mais: Governo faz convocação IMEDIATA de 1.800 candidatos do concurso INSS! Confira

Como realizar a inscrição no CNH Social?

Os interessados no programa CNH Social tem até dia 17 de janeiro para realizar a inscrição que ocorre de maneira online. É um processo simples: aceda ao site da Habilitação Social, clique na opção “Fazer inscrição”, preencha o formulário que aparecerá e, por fim, clique em “Enviar”.

É importante destacar que o programa se direciona especialmente a inclusão de grupos marginalizados na sociedade, existindo categorias de seleção prioritária.

Leia mais: Abono salarial PIS! Saiba quem tem direito do benefício!

Beneficiários do bolsa família tem participação?

Entre eles, destacam-se beneficiários do programa Bolsa Família, desempregados, estudantes do último ano do ensino médio na rede pública, educandos de programas para adultos, egressos do sistema prisional, pessoas com deficiência, produtores selecionados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e mulheres vítimas de violência doméstica.

Com a criação do CNH Social, deseja-se que a habilitação de novos motoristas impulsione também a inclusão desses no mercado de trabalho. Este é um passo fundamental para a melhora das condições sociais e financeiras de muitos paraibanos.