Idosos de 60 a 64 Anos Ganham Direito a Transporte Público Gratuito: Saiba Mais!
Tempo de locomoção não é apenas uma questão de conveniência. Para muitos brasileiros, especialmente idosos, o transporte público é uma necessidade de vida. A recente extensão do benefício de gratuidade no transporte público coletivo para idosos de 60 a 64 anos representa uma mudança significativa e ampliação direta do Estatuto do Idoso de 2003, que limitava a gratuidade a idosos a partir dos 65 anos.
Como ter direito ao benefício para Idosos?

A inclusão dessa nova faixa etária está sendo realidade de maneira gradual, com as mudanças sendo implementadas gradativamente em várias regiões do país. Para usufruir desse direito, é necessário obter o cartão de idoso, para o qual existe um processo de solicitação específico.
Para solicitar o cartão de idoso, é necessário seguir os passos:
- Fazer o requerimento da carteira através do site da Carteira dos Idosos
- Fazer login com sua conta gov.br;
- Ter a documentação necessária:
- NIS, gerado pelo CadÚnico.
- Emitir através do CRAS, de forma presencial.
Leia mais: FGTS Digital chega com TAXAS de juros MENORES e MAIS crédito!
Quais as Vantagens nos transportes para Idosos?
O Estatuto do Idoso não só garante gratuidade nos transportes públicos urbanos, mas também nos intermunicipais.
Em cada veículo, trem ou barco de percurso intermunicipal, duas vagas são reservadas para idosos com baixa renda. Se as vagas gratuitas já estiverem ocupadas, o idoso ainda garante, no mínimo, um desconto de 50% no valor da passagem.
Quais os Direitos extras os Idosos recebem?
Além dos benefícios relacionados ao transporte, o estatuto também contempla vários outros direitos para idosos, como atendimento preferencial e acesso gratuito a medicamentos.
A carteira de idoso é um documento importante que permite que os idosos comprovem seus rendimentos e solicitem esses benefícios. Este documento pode ser obtido tanto na internet, através do portal Carteira do Idoso, como presencialmente, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Leia mais: Kit gratuito de TV para Bolsa Família! VEJA Como solicitar o seu!