Jornal dia
Seu jornal de notícias

Impulsione seu Negócio: Saiba Como MEIs Podem Conseguir Empréstimo de até R$ 20 mil!

0

No universo do empreendedorismo brasileiro, existem diversas aspirações e desafios. Um deles é o acesso ao crédito, fundamental para o desenvolvimento de novos negócios ou expansão dos já existentes. Uma das facilidades oferecidas em nosso cenário econômico é o empréstimo facilitado para o Microempreendedor Individual (MEI). Mas para ter acesso a esse benefício, é necessário estar em dia com as obrigações fiscais e manter os dados de cadastro sempre atualizados. Hoje, vamos te explicar como conseguir esse empréstimo.

Recentemente o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a liberação de uma modalidade de empréstimo direcionada especificamente para o MEI. Trata-se do microcrédito, onde o empreendedor pode obter até R$ 20 mil para ser usado como capital de giro, crucial para o pleno funcionamento e expansão do negócio.

Como solicitar o empréstimo para MEI?

Para solicitar o crédito, o microempreendedor deve se dirigir a uma agência bancária e realizar o pedido. Mas se preferir a comodidade, a solicitação pode ser feita online, por meio do Canal MPME. Lembre-se que para ambos os casos, é necessário comprovar que a atividade exercida é de pequeno porte, além de informar a finalidade do empréstimo, o valor desejado, o faturamento e o CNPJ da empresa.

Leia Mais: Carteirinha do Idoso Oferece 70% de Desconto Saiba Como Emitir AGORA!

Quais as condições para o empréstimo?

A taxa de juros cobrada pela instituição financeira é negociada entre o gerente e o microempreendedor, no entanto, o teto para essa cobrança é fixado em 4%. Esta taxa já inclui todos os encargos referentes à realização da operação de crédito. O banco do BNDES não exige garantias legais para liberar o crédito. Contudo, o agente operador pode efetuar uma cobrança pela abertura de crédito, cuja taxa também tem um valor máximo, de 3% sobre o total do crédito concedido.

Essa modalidade de crédito é chamada de “voluntária” justamente por não exigir garantias legais. O objetivo principal do BNDES, ao oferecer esse tipo de empréstimo, é fomentar a oferta de crédito para empreendedores pelo país, contribuindo para o desenvolvimento econômico e fortalecimento do ecossistema de pequenos negócios.

Leia Mais: Saque seu FGTS! O Prazo está se encerrando!