Incerteza sobre PIS 2022 Pode Afetar seu Bolso – Saiba Quem é Elegível
Em 2024, os trabalhadores aguardam com ansiedade as datas de pagamento do PIS referente ao ano-base 2022. Tradicionalmente divulgado ao final de dezembro, o calendário PIS tem enfrentado atrasos decorrentes da pandemia e, até o momento, permanece incerto.
Para quem não está familiarizado, o Programa de Integração Social (PIS) é um dos benefícios destinados a empregados da iniciativa privada. Ele tem por objetivo promover a integração do trabalhador na vida e no desenvolvimento das empresas, e os recursos são liberados conforme o calendário PIS anualmente divulgado.
Ainda sem datas definidas para pagamento do PIS 2022

O adiamento nas datas de pagamento do PIS 2024, referente ao ano-base 2022, acarreta um aumento no intervalo entre o ano-base e o período de recebimento para dois anos. Uma situação atípica, tendo em vista que, usualmente, o calendário PIS é divulgado no final de dezembro para o ano seguinte.
Leia mais: Saiba como pegar até R$ 900 extra com o Caixa Tem agora mesmo!
O valor do PIS 2022
Outra informação ainda desconhecida é o valor dos pagamentos. O valor do PIS/PASEP é determinado com base no salário mínimo do ano de pagamento, ou seja, só será conhecido após o governo Lula (PT) divulgar o piso salarial de 2024. A maior parcela do PIS 2022 será destinada aos trabalhadores que desempenharam atividades com carteira assinada ao longo dos 12 meses do ano-base.
Leia mais: Lotomania 2550 pode te fazer milionário com NOVO prêmio de R$2,1 milhões!
Quem tem direito ao PIS 2022?
Para receber o PIS referente ao ano-base 2022, é necessário atender aos critérios estabelecidos. Os requisitos incluem: ter recebido até dois salários mínimos mensais em 2022; não ter trabalhado para pessoa física, o que exclui o direito ao abono salarial do PIS 2022 para empregadas domésticas; possuir cadastro no sistema PIS/PASEP por pelo menos cinco anos e ter trabalhado por pelo menos trinta dias com carteira assinada no ano de 2022.
É fundamental que os trabalhadores que se enquadrem nesses requisitos estejam atentos às informações oficiais divulgadas pelo governo. As atualizações sobre o calendário de pagamentos serão disponibilizadas pelas autoridades competentes nos canais oficiais de comunicação.