Jornal dia
Seu jornal de notícias

Inovação da USP promete ACELERAR Teleperícias do INSS: entenda como!

0

A prática da telemedicina tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil. Neste sentido, a Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu uma cabine para teleperícias, visando aprimorar os atendimentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esta solução inovadora pode ser usada pelo governo federal como modelo para implementação do procedimento.

O modelo foi projetado por uma equipe multiprofissional liderada pela arquiteta Mariana Chao, mestranda em Gerentologia pela USP. A estrutura modular com 6m² pode ser deslocada para diversos ambientes e conta com recursos como poltrona e maca rebatível, rampa de acesso e espaço para giro de 360º de uma cadeira de rodas.

A Telemedicina acelerando o atendimento do INSS

Inovação da USP promete ACELERAR Teleperícias do INSS: entenda como!
Inovação da USP promete ACELERAR Teleperícias do INSS: entenda como!

O Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, ressaltou o potencial do projeto para atrair emendas parlamentares e, assim, expandir o seu alcance para outros estados e municípios. A estrutura já despertou interesse e foi visitada pelo ministro, segundo divulgado na Folha de S. Paulo. A iniciativa também é vista como aliada no enfrentamento da fila do INSS, facilitando o atendimento médico pericial, principalmente em tempos de pandemia.

Leia mais: CALENDÁRIO DO PIS 2024. Nascidos nesses meses recebem hoje (07/11)? Veja como Consultar o PIS 2024

Como funciona a cabine de teleperícia?

A cabine possui três câmeras posicionadas em diferentes ângulos que auxiliam no diagnóstico, enviando imagens em tempo real ao profissional de saúde. Conta, ainda, com um tapete sinalizado que orienta o paciente a se posicionar durante a consulta.

Até o momento, já foi instalada uma dessas estruturas – batizada de Estação de Telessaúde Integrada de Bem-Estar do Brasil – no campus de Ceilândia da Universidade de Brasília (UnB) e estão previstas inaugurações em Santos, no litoral paulista, e Manaus, no Amazonas.

Leia mais: Desenrola Brasil ou Serasa Limpa Nome? Qual o mais vantajoso para ACABAR com as suas dívidas?

Benefícios da telemedicina para o INSS

No contexto atual de imposições sanitárias, a telemedicina aparece como uma solução para seguir fornecendo auxílio à população, sem colocar a saúde de médico e paciente em risco. Além do mais, ela pode contribuir para diminuir a fila de perícias médicas, que em setembro de 2023 chegou a mais de um milhão, só considerando os pedidos de Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), destinados a pessoas com deficiência. Segundo dados oficiais, mais de 635 mil segurados aguardavam por uma perícia médica.

A tecnologia pode trazer soluções para outros desafios encontrados atualmente, com a escassez de médicos da Perícia Médica Federal. Atualmente, o quadro de médicos é de 3.327, com 2.535 em atividade. “A teleperícia vem para somar esforços para reduzir a fila da perícia médica”, concluiu o presidente do INSS.