Inscrições para o Enem dos Concursos com 6,6 mil vagas! Confira
A partir do dia 19 de janeiro, estarão abertas as inscrições para o Enem dos Concursos, conhecido oficialmente como Concurso Nacional Unificado.
O processo oferece um total de 6,6 mil vagas em 21 órgãos públicos federais. Os candidatos poderão se inscrever para concorrer a uma das oito categorias de atuação, desde que atendam aos requisitos especificados.
O Enem dos Concursos foi criado visando preencher vagas abertas em órgãos públicos federais. A ideia é que, assim como no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a nota obtida numa única avaliação possa ser utilizada para vários órgãos diferentes.
As oportunidades que surgem com este concurso são divididas conforme a área de atuação e especialização, nas quais os blocos estão subdivididos.
Entendendo os Requisitos dos Concursos

Para poder participar do Enem dos Concursos, o candidato deve cumprir dois requisitos básicos. Para cargos de nível superior, é necessário que o candidato seja formado e habilitado num dos cursos especificados pelo edital na data de entrada no cargo; para cargos de nível médio, é necessário ter concluído o ensino médio na data de entrada no cargo.
A concorrência para o cargo desejado ocorre em três etapas eliminatórias e obrigatórias, sendo elas uma avaliação de habilidades e conhecimentos, a verificação da condição declarada para as vagas reservadas a candidatos negros e indígenas e uma perícia médica. Alguns cargos também exigem a participação num curso de formação específico, sendo estes de caráter classificatório e eliminatório.
Leia mais: Entenda o Seguro-Desemprego 2024! Todas as atualizações de valores!
Inscrições e Taxas do Enem dos Concursos
As inscrições para o Enem dos Concursos podem ser realizadas entre os dias 19 de janeiro e 2 de fevereiro. Existe uma taxa de R$ 60 para participação nos cargos de nível médio, e de R$ 90 para os cargos de nível superior. Contudo, aqueles que estiverem inscritos no Cadastro Único podem requerer isenção nesta taxa de inscrição.
Para se inscrever no Enem dos Concursos, os candidatos devem acessar o portal do Concurso Público Unificado, selecionar a opção “Inscrição” e efetuar o login pelo Gov.br. Posteriormente, é preciso selecionar a categoria temática desejada e, em seguida, os cargos de interesse. Consequentemente, deve-se indicar a preferência entre os cargos e especialidades e efetuar o pagamento da taxa por meio da guia emitida.
Leia mais: NOVA Estrutura de Benefícios do Programa Bolsa Família! Confira
Universidades via enem!
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um exame nacional aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a todos os estudantes de ensino médio no Brasil. O Enem é utilizado para ingresso em universidades públicas e privadas, para obtenção de bolsas de estudo e para acesso a programas do governo federal.
No caso do Enem aplicado aos alunos do ensino médio, a nota é a porta de entrada para mais de um programa do governo federal. Além de possibilitar a inscrição em universidades públicas e privadas, a nota do Enem também pode ser utilizada para concorrer a vagas em programas como:
- Sisu: Sistema de Seleção Unificada, que utiliza a nota do Enem para selecionar estudantes para universidades públicas.
- Prouni: Programa Universidade para Todos, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior.
- Fies: Fundo de Financiamento Estudantil, que oferece financiamento estudantil para estudantes de instituições privadas de ensino superior.
- Pronatec: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que oferece cursos técnicos de nível médio gratuitos.
- Bolsa Verde: Programa de incentivo à formação de profissionais para a área de meio ambiente, que oferece bolsas de estudo para cursos de graduação e pós-graduação.
- Revalida: Programa de avaliação de diplomas estrangeiros de graduação, que utiliza a nota do Enem para revalidar diplomas estrangeiros de graduação.
Concursos publicos do enem!
O Enem também é utilizado para o concurso unificado do Serviço Público Federal, que oferece vagas para diversos cargos e níveis de escolaridade. As oportunidades são divididas em blocos de atuação e conhecimento, sendo eles:
- Bloco 1: Infraestrutura, Exatas e Engenharias: vagas para cargos nas áreas de infraestrutura, exatas e engenharias.
- Bloco 2: Tecnologia, Dados e Informação: vagas para cargos nas áreas de tecnologia, dados e informação.
- Bloco 3: Ambiental, Agrário e Biológicas: vagas para cargos nas áreas de ambiental, agrário e biológicas.
- Bloco 4: Trabalho e Saúde do Servidor: vagas para cargos nas áreas de trabalho e saúde do servidor.
- Bloco 5: Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: vagas para cargos nas áreas de educação, saúde, desenvolvimento social e direitos humanos.
- Bloco 6: Setores Econômicos e Regulação: vagas para cargos nas áreas de setores econômicos e regulação.
- Bloco 7: Gestão Governamental e Administração Pública: vagas para cargos nas áreas de gestão governamental e administração pública.
- Bloco 8: Nível Intermediário: vagas para cargos de nível intermediário.
Ao prestar o concurso unificado, os candidatos concorrerão para diferentes cargos usando o mesmo desempenho no Enem. A nota do Enem é utilizada para classificar os candidatos e para selecionar os candidatos com as melhores notas para cada cargo.
O Enem é uma importante ferramenta para a educação e para o acesso ao ensino superior e ao serviço público federal. A nota do Enem pode abrir portas para o futuro de muitos jovens brasileiros.
Considerações Finais
O Enem dos Concursos representa uma oportunidade única para aqueles que desejam ingressar no serviço público federal.
Com uma diversidade de áreas e especializações, as oportunidades presentes neste concurso abrangem um amplo espectro de profissionais, garantindo um processo de seleção justo e equitativo para aqueles que desejam prosseguir nesta carreira.