INSS anuncia Calendário de Pagamento do Décimo Terceiro Salário! Confira agora!
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber nesta sexta-feira, 24 de maio, a segunda parcela do décimo terceiro. Até 7 de junho, mais de 33,6 milhões de segurados terão o montante disponibilizado, seguindo o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).
O início dos pagamentos será para aqueles que recebem o salário mínimo. Já quem ganha um valor superior começará a ver o dinheiro em 3 de junho. Essa antecipação tem sido uma prática recorrente nos últimos cinco anos.
Quando Começam a Ser Pagas as Parcelas do Décimo Terceiro do INSS?
A liberação da segunda parcela do décimo terceiro salário será feita de acordo com um calendário baseado no valor do benefício e no dígito final do NIS. Quem recebe o salário mínimo terá os depósitos iniciados em 24 de maio. Aqueles que têm um benefício mais alto, começam a receber a partir de 3 de junho.
O extrato com os detalhes dos valores e das datas de pagamento está disponível desde abril. Essa consulta pode ser realizada tanto pelo aplicativo Meu INSS, disponível para dispositivos móveis, quanto pelo site gov.br/meuinss.
Como Consultar o Valor do Décimo Terceiro do INSS?
Para aqueles que não têm acesso à internet, a consulta do décimo terceiro pode ser feita pelo telefone 135. Ao realizar a ligação, é necessário fornecer o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados pessoais com o atendente. O atendimento pelo 135 está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Qual o Impacto Financeiro da Antecipação do Décimo Terceiro?
Este é o quinto ano consecutivo em que a antecipação do pagamento ocorre. Em anos anteriores, como 2020 e 2021, essa medida foi adotada devido à pandemia de covid-19. Em 2022 e 2023, os pagamentos ocorreram em maio e junho.
De acordo com o Ministério da Previdência, a antecipação injetará R$ 67,6 bilhões na economia. Da segunda parcela, que corresponde à competência de maio, serão R$ 33,92 bilhões. A primeira parcela, paga no fim de abril e início de maio, corresponde ao restante.
Diferenças nos Benefícios Pagos
A seguir, uma explicação sobre as diferentes categorias de beneficiários e o valor proporcional do décimo terceiro:
- A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na segunda parcela.
- Os que passaram a receber o benefício após janeiro terão o valor calculado proporcionalmente.
- Beneficiários de incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também recebem uma parcela menor, calculada de acordo com a duração do benefício.
Quem Não Tem Direito ao Décimo Terceiro?
Vale lembrar que, por lei, segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Bolsa Família, não têm direito ao décimo terceiro salário.
Qual o Calendário de Pagamento do Décimo Terceiro do INSS?
Para Quem Ganha Até Um Salário Mínimo
- NIS final 1: 24 de maio
- NIS final 2: 25 de maio
Para Quem Ganha Mais de Um Salário Mínimo
- NIS final 1 e 6: 3 de junho
- NIS final 2 e 7: 4 de junho
Com a antecipação da segunda parcela, muitos segurados poderão contar com esse valor extra mais cedo, ajudando em suas necessidades financeiras imediatas. Fique atento às datas de pagamento e consulte seus extratos para mais informações.