Jornal dia
Seu jornal de notícias

INSS aposta em autoatendimento pelo WhatsApp para melhorar a eficiência dos seus serviços

0

No mês de outubro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu mais um passo rumo à modernização dos seus procedimentos. A autarquia anunciou que, a partir deste mês, começará a testar um sistema inovador de autoatendimento, por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. Essa nova qualificação nos processos visa tornar procedimentos como pedidos de perícia médica e avaliações sociais mais simples e acessíveis.

A ideia é que essa inovação tenha um impacto direto na concessão de benefícios e nos processos que envolvam a população, como avaliações de deficiência. Esta iniciativa insere-se no processo de modernização da autarquia e é uma parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Estreia do sistema de autoatendimento do INSS via WhatsApp: quando e onde?

INSS aposta em autoatendimento pelo WhatsApp
INSS aposta em autoatendimento pelo WhatsApp

No intuito de proporcionar um serviço cada vez mais eficiente à população, o INSS definiu a data para início dos testes do novo sistema de autoatendimento. O período de experimentação do serviço pelo WhatsApp inicia-se entre os dias 23 e 27 de outubro. As cidades de Mauá e Santo Amaro, ambas em São Paulo, serão as primeiras a colocar em prática this nova proposta.

Leia Mais: Quais os benefícios do INSS que as crianças têm direito? Confira

Quais as próximas etapas para o autoatendimento do INSS pelo WhatsApp?

Apesar do sistema estar pronto para ser implementado nas cidades pioneiras, ainda não há uma previsão exata de quando estará disponível em outros municípios. O projeto, que está sendo desenvolvido desde novembro de 2022, conta com o suporte da consultoria KPMG, que já fez um estudo detalhado dos serviços do INSS em 58 cidades espalhadas pelo Brasil.

Até o momento, o INSS não divulgou detalhes minuciosos sobre a operacionalização do autoatendimento pelo WhatsApp. No entanto, a expectativa é de que a novidade conte com um menu de opções a fim de facilitar o acesso e o pedido dos serviços. Isso deverá agilizar os processos e permitir que as informações sejam acessadas de forma mais eficiente pelos usuários.

Leia Mais: Aposentados precisam continuar pagando o INSS? Descubra Agora!

E as outras opções de atendimento do INSS?

Enquanto a plataforma de autoatendimento não está acessível a todos, o INSS mantém ativos seus outros canais tradicionais de atendimento. A ferramenta Meu INSS, disponível no site e em aplicativo para Android e iOS, continua sendo a principal opção para esclarecimento de dúvidas e solicitação de benefícios. Outra opção é a Central 135, que presta atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h.