Jornal dia
Seu jornal de notícias

INSS Aumenta Benefícios e Reduz Juros para Aposentados e Pensionistas em 2024!

0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu início ao ano com novidades positivas para os aposentados e pensionistas. Para os benefícios que serão sacados em 2024, estima-se um acréscimo de até 3,71% na renda dos beneficiários, graças ao reajuste no valor do salário mínimo.

O que mudas com as novas regras do INSS?

O benefício para aposentados e pensionistas do INSS será afetado positivamente, independentemente se recebem na faixa do piso ou do teto. Isso se deve ao fato dos valores serem atualizados de acordo com o novo salário mínimo, o que garante um aumento na renda mensal dos segurados.

Outro ponto positivo é a regulamentação dos empréstimos consignados para 2024. As novas regras substituem as antigas, que foram alvo de muitas divergências e protestos por parte do setor bancário no ano anterior.

Novas condições para empréstimos consignados

A partir de janeiro, os aposentados e pensionistas do INSS poderão desfrutar de vantagens na contratação de crédito consignado. As instituições bancárias passam a oferecer taxas de juros e margens de desconto no salário mais favoráveis, diminuindo os custos de contratação de empréstimos consignados para o segurado.

As taxas de juros para empréstimos consignados caíram de 1,80% para 1,76%, enquanto as taxas para cartão de crédito foram de 2,67% para 2,61%. Já a margem consignada passou a ser de 45% do valor do benefício.

Leia Mais: Guia Completo para Evitar Problemas na Declaração do Imposto de Renda 2024!

Consulta às novas taxas de juros

Para consultar as novas taxas de juros, os beneficiários podem acessar a plataforma Meu INSS. Não é necessário fazer login: o usuário pode clicar em “Taxa de juros” e ter acesso a uma lista com os bancos que oferecem as menores taxas. Também é possível realizar uma pesquisa usando o nome da instituição financeira desejada.

Este inicio de 2024 está repleto de mudanças positivas para os aposentados e pensionistas do INSS. Além do reajuste no benefício, eles também podem esperar por taxas de juros mais baixas e melhores condições para empréstimos consignados. Cabe apenas aproveitar essas novidades e começar o ano com o pé direito.

Leia Mais: Antecipe seu 13º salário: passo a passo com a Caixa Econômica Federal!