Jornal dia
Seu jornal de notícias

INSS divulga mudanças para a Prova de Vida! CONFIRA os prazos e regras já!

0

Para milhões de brasileiros que recebem benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizar a prova de vida é uma etapa essencial para garantir a continuidade desses pagamentos. Desde o início de 2022, o INSS assumiu a responsabilidade de verificar a condição de vida dos beneficiários, utilizando dados de outros órgãos federais.

Esta mudança visa simplificar o processo e evitar fraudes, promovendo mais segurança e comodidade para os aposentados e pensionistas. Em uma medida significativa para os beneficiários, o Ministério da Previdência Social postergou a obrigatoriedade da prova de vida até 31 de dezembro de 2024.

Quem deve fazer a prova de vida?

INSS divulga mudanças para a Prova de Vida! CONFIRA os prazos e regras já!
INSS divulga mudanças para a Prova de Vida! CONFIRA os prazos e regras já! Foto: Shutterstock

A prova de vida é destinada aos que recebem aposentadorias, pensões por morte e benefícios por incapacidade. O procedimento, que pode ser feito nos locais de atendimento do INSS, em terminais de autoatendimento bancário ou digitalmente pelo aplicativo Gov.br, é crucial para assegurar a continuidade do recebimento dos benefícios.

  • Aposentados: Todos os tipos de aposentadoria.
  • Pensionistas: Pensionistas por morte de qualquer regime.
  • Beneficiários por incapacidade: auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.

Leia mais: Caixa Tem libera R$ 200 na semana de PÁSCOA para brasileiros! Benefícios do Pé-de-Meia

Como as novas regras afetam o prazo para realizar a prova?

Com a nova portaria, o INSS alterou a base de cálculo para o prazo da prova de vida. Agora, os 10 meses de prazo para realizar a prova de vida começam a contar a partir da última atualização realizada no benefício do segurado, ou da última prova de vida feita, diferentemente do que era anteriormente, que considerava a data de aniversário do beneficiário.

Leia mais: NOVO teto para MEIs? Veja a mudança que pode revolucionar a categoria!

Como o INSS vem implementando em tecnologia?

A incorporação de tecnologia pelo INSS é um passo importante para modernizar o sistema de aposentadorias e pensões no Brasil. O uso de dados biométricos de outros órgãos federais e o cruzamento com suas próprias bases de dados permitem que o processo de prova de vida seja mais ágil e menos suscetível a fraudes. Essas medidas demonstram um esforço conjunto para aproveitar a tecnologia a favor dos beneficiários, garantindo a eles mais facilidade e segurança.

  • Uso de dados biométricos: agilidade e segurança.
  • Cruzamento de dados com outras bases: prevenção de fraudes.
  • Modernização do sistema de aposentadorias e pensões: maior eficiência para o INSS.

Até fevereiro de 2024, mais de 19 milhões de beneficiários cumpriram com a obrigação da prova de vida. Tais números reforçam a importância deste procedimento para a manutenção dos benefícios e a eficácia das estratégias implementadas pelo INSS para facilitar o processo.