INSS explica sobre o pagamento do 13º Salário; tire suas dúvidas hoje mesmo
A expectativa de muitos aposentados e pensionistas pelo pagamento do 13° salário se transformou em decepção. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou que, devido à antecipação do benefício no primeiro semestre do ano, não fará novos pagamentos do ‘abono natalino’ até o final de 2023.
O 13° deste ano já foi pago nos meses de maio, junho e julho, uma medida adotada para ajudar o grupo vulnerável atingido pela pandemia de Covid-19. Com isso, a antecipação do benefício se tornou a norma nos anos subsequentes ao surto do vírus.
A quem se destina o 13° salário do INSS?

O pagamento do 13° salário é destinado aos aposentados, pensionistas e segurados que receberam algum tipo de benefício previdenciário durante o ano. No entanto, aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV) não têm direito ao 13° salário.
Leia Mais: Descubra como aumentar o limite do seu cartão de crédito com investimentos no C6 Bank!
Por que a situação ocorreu?
Devido à pandemia de Covid-19, as diretrizes do INSS mudaram drasticamente. Para amparar os aposentados e pensionistas que foram severamente afetados pelo vírus, o 13° salário foi antecipado durante o primeiro semestre do ano. Agora, a antecipação é a nova norma, suspensão da possibilidade de pagamento desses últimos dois meses do ano.
Leia Mais: Pix no Caixa Tem de R$ 700 LIBERADO na conta de milhões de brasileiros nos próximos dias!
Qual o impacto desta decisão do INSS?
Com a manutenção da antecipação para os anos seguintes à pandemia, 30 milhões de beneficiários já receberam o bônus do INSS. Até o momento, o INSS distribuiu R$ 62,6 bilhões por meio do 13° salário.
No entanto, isso trouxe uma grande decepção aos beneficiários que estavam contando com essa renda extra no final do ano. Com o dinheiro do 13° salário embolsado antes de outubro, muitos ficaram sem ter como custear suas despesas no final do ano.