INSS garante continuidade dos pagamentos: Prova de Vida tem nova abordagem
No clima alegre do Carnaval e com os pagamentos de fevereiro chegando, mais de 39 milhões de aposentados brasileiros associados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberam uma notícia aliviadora.
Frente a comunicados alarmantes que sugeriam a suspensão de pagamentos por falta de prova de vida, o INSS assegurou que nenhuma suspensão nesse sentido acontecerá.
Prova de Vida assusta aposentados!
A ameaça de suspensão de pensões por falta da prova de vida revisitou por meio de comunicações oficiais, gerando tensão entre aproximadamente 868 aposentados, nascidos em janeiro e fevereiro.

A expectativa era que o INSS exigisse a prova de vida ainda antes de 2023, porém, a instituição modificou seus procedimentos desde o início do ano.
Leia mais: Você pode perder o CadÚnico com a revisão do Bolsa Família? VEJA Quem Corre Risco!
Prova de vida: uma nova abordagem da Prova de Vida
Com o intuito de tranquilizar seus beneficiários, o INSS adotou uma nova abordagem para a prova de vida. O processo, que agora será conduzido pelo próprio INSS, consiste em cruzar dados disponíveis para certificar a existência dos beneficiários. Em casos de divergências, o INSS notificará o beneficiário e dará início a um processo de checagem ativa.
Leia mais: Como atualizar seu CadÚnico? Não perca seus benefícios!
Como regularizar seu INSS da Prova de Vida?
Para regularizar sua situação junto ao INSS, você pode seguir estas etapas:
- Compareça a uma agência do INSS e realize a atualização da sua biometria em um guichê de autoatendimento ou com um atendente do banco.
- Se preferir, você também pode realizar a atualização da biometria em agências próprias do INSS.
- Utilize o aplicativo Meu INSS para realizar a prova de vida, caso você tenha a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
- Após passar pelo procedimento de reconhecimento facial com sucesso, você receberá uma mensagem confirmando a autorização da prova de vida.
É crucial que você realize a prova de vida dentro do prazo estabelecido para evitar a suspensão do seu benefício. Em caso de bloqueio, será necessário solicitar um novo benefício, o que pode demandar tempo e burocracia.
Maior comodidade para os aposentados
Um benefício adicional dessa nova estratégia é que os aposentados não precisarão mais se deslocar até uma agência do INSS ou banco para realizar a prova de vida. Assim, quem ainda estiver recebendo os comunicados pode ficar tranquilo e apenas aguardar uma visita domiciliar de um agente do INSS.
Durante todo esse procedimento, os pagamentos continuarão ocorrendo normalmente. A suspensão só será efetivada se, após todas as etapas da prova de vida, a existência do aposentado não for comprovada.
Uma resolução bem-vinda
Esta novidade não apenas trouxe tranquilidade para os beneficiários, mas também garantiu que suas pensões sejam pagas no prazo devido, evitando interrupções indesejadas.
Portanto, se você é um aposentado aguardando os próximos passos do INSS, pode relaxar e aproveitar o Carnaval sem preocupações. A certeza de que suas pensões estão asseguradas já é motivo de celebração.