INSS libera pagamento para milhões de beneficiários hoje: saiba quem recebe
Aproximadamente 38 milhões de brasileiros contemplados com benefícios previdenciários, estão na expectativa para o recebimento dos pagamentos. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vem liberando aos poucos os salários desde o dia 25 de agosto e hoje, dia 31, um novo grupo terá o benefício liberado.
Esses benéficos são repassados pela Previdência Social diariamente e beneficiam diversas pessoas que possuem direito à aposentadoria, pensões, auxílios temporários ou o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Valores e consultas dos benefícios do INSS

Em 2023, o valor mínimo do benefício é de um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.320. Esse montante pode aumentar dependendo do cálculo realizado a partir da média salarial e das contribuições do trabalhador. O teto permitido em 2023 é de R$ 7.507,49.
Para os beneficiários que desejarem conferir o valor a ser recebido neste mês, assim como a data da liberação do pagamento, é necessário realizar uma consulta através do portal Meu INSS. Basta selecionar a opção “Extratos” e em seguida “Extrato de pagamentos”, dessa maneira, será possível verificar todos os detalhes referentes ao pagamento do mês.
Leia Mais: Quando vou receber minha restituição do Imposto de Renda 2023?
Calendário de pagamento INSS em agosto: quem recebe hoje?
Hoje, dia 31, o INSS finaliza a primeira etapa do calendário de pagamentos, que contempla aqueles que possuem rendimento de até um salário mínimo por mês. A partir de amanhã, dia 1º, se inicia a próxima fase, na qual os beneficiários com rendimentos acima do piso recebem o pagamento.
O calendário de pagamentos seguirá ativo até o dia 8 de setembro, exceto no dia 7, feriado nacional, quando os bancos não funcionam.
Leia Mais: Qual o Valor do Salário Mínimo de 2024? Governo RESPONDE!
Calendário completo em detalhes
Confira abaixo o calendário de pagamento para quem recebe até 1 salário mínimo:
- 25 de agosto – final 1
- 28 de agosto – final 2
- 29 de agosto – final 3
- 30 de agosto – final 4
- 31 de agosto – final 5
- 01 de setembro – final 6
- 04 de setembro – final 7
- 05 de setembro – final 8
- 06 de setembro – final 9
- 08 de setembro – final 0
E para quem recebe acima de 1 salário mínimo do INSS:
- 01 de setembro – finais 1 e 6
- 04 de setembro – finais 2 e 7
- 05 de setembro – finais 3 e 8
- 06 de setembro – finais 4 e 9
- 08 de setembro – finais 5 e 0