INSS poderá atender segurados através do WhatsApp! Confira
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que atua em conjunto com o Ministério do Trabalho e Previdência, anunciou recentemente uma nova forma de atendimento para seus segurados. Em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o órgão pretende iniciar um projeto de autoatendimento via WhatsApp.
Esta medida faz parte de um projeto de modernização do órgão. A previsão é que a nova modalidade entre em teste ainda este mês. A consultoria KPMG, responsável pelo diagnóstico do atual cenário de atendimento do INSS, identificou a cobertura do serviço em 58 municípios em todo o território brasileiro.
Leia Mais: Mensagem programada no WhatsApp: Saoba como fazer no Android
Como vai funcionar o autoatendimento via WhatsApp?

O autoatendimento do INSS por meio do WhatsApp permitirá aos segurados solicitar perícia médica e avaliação social. Esses são procedimentos essenciais para a concessão do benefício por incapacidade e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência ou com mais de 65 anos.
De acordo com o governo federal, o projeto está sendo estruturado desde novembro do ano passado. Algumas agências localizadas em Santo Amaro e Mauá, no estado de São Paulo, serão as primeiras a testar o atendimento via WhatsApp entre os dias 23 e 27 de outubro. No entanto, ainda não há uma previsão de implementação da iniciativa em outras cidades e nem datas para a disponibilização do serviço para os segurados.
Leia Mais: Proteja-se do Novo Golpe do Pix: Conheça as Estratégias dos Criminosos e Evite Prejuízos
Quais são os outros canais de atendimento do INSS?
Enquanto o autoatendimento via WhatsApp não está disponível, os segurados podem utilizar outros canais para sanar dúvidas e obter informações. Um deles é o portal Meu INSS, que conta com a assistente virtual Helô. Além disso, o segurado pode optar pelo atendimento presencial ou por telefone.
Este anúncio vem em um momento importante, onde muitos serviços estão se modernizando e adaptando às novas tecnologias para melhor atender ao público. A expectativa é que o autoatendimento via WhatsApp facilite a comunicação entre o INSS e os segurados, sendo mais um passo do INSS em direção à modernização.