INSS Revela Golpes Visando Aposentados e Pensionistas! Não caia nessa!
Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta. Os aposentados e pensionistas devem estar atentos a possíveis golpes. Criminosos vêm se passando por funcionários do INSS e contatando os beneficiários. O argumento usado é a necessidade de realização de um novo procedimento digital.
Estes criminosos agem como se fossem atendentes do INSS, solicitando a confirmação de dados pessoais e bancários. Também pedem o envio de uma foto recente e documentos digitalizados. Com essas informações em mãos, fica mais fácil para eles aplicarem fraudes financeiras pelo WhatsApp.
Como se proteger e evitar ser vítima de golpes?

Diante dessa questão, o INSS ressalta algumas medidas preventivas. A sugestão é que todas as operações de atualização sejam feitas no Meu INSS, disponível na plataforma Gov.br. Lembrando sempre que é crucial não compartilhar seu login e senha. Além disso, o órgão destaca algumas dicas úteis para os aposentados e pensionistas.
Leia mais: CadÚnico 2024! Saiba tudo que você precisa aqui! Se cadastre e não perca!
Quais são as recomendações do INSS?
- Atualize constantemente seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço, no Meu INSS ou pelo telefone 135.
- Desconfie de solicitações de dados por e-mail, mensagem ou telefone.
- Evite clicar em links enviados por mensagens de texto. O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41.
- Verifique no Meu INSS’, na plataforma Gov.br, a veracidade de contatos ou convocações.
- Use apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir solicitações do INSS, seja para agendar um serviço ou para entregar algum documento.
Leia mais: Caixa Oferece Empréstimo de R$ 1.000 pelo App! Confira AGORA se você tem direito!
Prevenção: o melhor remédio contra os golpes
Segundo o INSS, o órgão jamais solicita dados diretamente da pessoa, muito menos pede o envio de fotos de documentos.
Portanto, a melhor estratégia para se proteger e preservar seu score de crédito durante a aposentadoria é a prevenção e o monitoramento constante do CPF. Sempre esteja atento a essas recomendações, mantenha-se seguro. Em tempos de tecnologia sempre presente em nossas vidas, devemos buscar formas de nos manter informados e seguros.