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INSS Revoluciona com Processo de Concessão de Benefício em 12 Horas

Imagine dar entrada no requerimento de um benefício junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ter a concessão em apenas 12 horas? Essa virou realidade para uma cidadã na Bahia e pode se tornar comum para outros brasileiros graças a novos sistemas de automação.

Essa cidadã, de 60 anos, perdeu o marido, de 79 anos, no dia 2 de julho de 2023. Um mês após a morte, deu entrada na solicitação de pensão por morte através do aplicativo Meu INSS. Para sua surpresa, em menos de meio dia, a pensão foi concedida.

A agilidade do novo sistema INSS

Novidades do INSS em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do INSS em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

A velocidade espanta, em vista de que o processo para concessão de benefícios costumava levar meses. A agilidade conquistada neste caso foi viabilizada graças à adoção de um novo sistema de automação pelo INSS. A óbvia vantagem desta medida é a diminuição da fila de espera para o benefício. Em maio de 2023, por exemplo, existiam 132,523 pedidos pendentes.

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Como funciona a concessão automática da pensão?

O processo se tornou tão célebre que muitos estão se perguntando: Como conseguiu tal façanha? A resposta está na atualização cadastral. No caso dessa cidadã baiana, o rápidio processo se deu devido sua situação cadastral estar completamente regularizada. O novo sistema do INSS pôde verificar e aprovar as informações solicitadas de maneira automática.

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Quem tem direito a concessão automática da pensão?

Ainda que o novo sistema seja uma revolução, é importante entender que a concessão automática da pensão só pode ocorrer em duas situações. Primeiro, quando comprovado que o dependente foi casado oficialmente com quem faleceu. Segundo, quando o solicitante é filho menor de idade da pessoa que faleceu. Esses dados devem ser comprovados através da apresentação da certidão de nascimento ou de casamento, além do documento que comprova o óbito.

O INSS reforça que a concessão automática só será possível se todas as informações sobre o histórico de trabalho do requerente estiverem corretas. Isso inclui dados como vínculos empregatícios passados e períodos trabalhados e contribuídos que não estão registrados no sistema da autarquia.