INSS Revoluciona Prova de Vida: Saiba Como Confirmar Sem Sair de Casa!
A prova de vida é uma exigência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que visa confirmar a existência de beneficiários e assim evitar fraudes e pagamentos indevidos. Tradicionalmente, esta verificação era feita anualmente, demandando que o beneficiário se apresentasse fisicamente em uma agência bancária ou do próprio INSS. Contudo, mudanças significativas foram implementadas para facilitar e modernizar esse processo.
Novos Procedimentos para a Prova de Vida
Desde o início de 2023, o INSS adotou um modelo de prova de vida por cruzamento de dados com outras bases governamentais. Essa inovação significa que para muitos beneficiários, a necessidade de se deslocar até uma agência para comprovar sua vida foi eliminada. Esse método se baseia principalmente no uso de interações digitais que confirmam a atividade do cidadão, como acessos ao aplicativo Meu INSS ou transações que requerem biometria em bancos.

Como Realizar a Prova de Vida sem Sair de Casa?
Agora, o instituto coleta informações de fontes diversas sem que o beneficiário precise realizar qualquer ação específica para a prova de vida. Por exemplo, a utilização do aplicativo Meu INSS com acesso identificado, operações bancárias com biometria e outras interações digitais são suficientes para que o INSS atualize automaticamente a situação do beneficiário.
- Acesso ao aplicativo Meu INSS com identificação biográfica.
- Transações bancárias com uso de biometria.
- Atualizações no Cadastro Único realizadas pelo responsável pela unidade familiar.
Além disso, novas bases de dados estão sendo testadas para inclusão como métodos de comprovação. Esses incluem atividades como vacinações e votações eleitorais onde o cidadão tenha que se identificar oficialmente.
Quando e Como Verificar se a Prova de Vida foi Realizada?
Com a mudança para um sistema baseado no cruzamento de dados, a data tradicional da prova de vida, que era o mês de aniversário do beneficiário, não é mais utilizada. Agora, o INSS utiliza a data da última interação confirmada para iniciar a contagem de um novo período de 10 meses para a próxima verificação. Para saber se sua prova de vida está em dia, beneficiários podem consultar o aplicativo ou o site Meu INSS, ou contatar a Central de Atendimento pelo número 135.
É possível ainda fazer a prova de vida nos bancos?
Apesar de não ser mais necessária a visita às agências bancárias para a maioria dos beneficiários, essa opção ainda existe. Indivíduos que preferem ou precisam realizar a prova de vida da forma tradicional podem se dirigir ao banco onde recebem seus benefícios. No entanto, é encorajado o uso de métodos à distância sempre que possível para maior comodidade e segurança.
Essas alterações representam um avanço significativo na maneira como o INSS verifica a elegibilidade de seus beneficiários, tornando o processo mais eficiente e menos oneroso para milhões de brasileiros que dependem desses recursos para suas vidas